Tom Barros: O passeio do Ceará

Desta vez Maranguape não conseguiu barrar as pretensões alvinegras. Desde o primeiro minuto o que se viu foi o alvinegro dominar, impondo seu ritmo. Encostou o Maranguape e poderia ter definido o jogo no primeiro tempo, não fora a bela atuação do goleiro Theo. Ficou no 1 a 0, gol de Richardson. Na fase final o Ceará logo transformou em gols o seu predomínio. Rafael Costa, de pênalti, Assisinho e Richardson estabeleceram 4 a 0. E poderia ter sido muito mais. Em nenhum momento Maranguape ameaçou. Limitou-se a um chute forte de Albano e a outro de Anderson Paãn, que obrigou Everson a praticar bela defesa. Maranguape não conseguiu realizar uma vez sequer a sua jogada mais perigosa: contra-ataque com Niel e Nilsinho. Ceará superior em tudo.

Três atacantes

O recado do Ceará foi claro: Assisinho, Bill e Rafael Costa. E apoio com Cametá e Fernandinho. As chances foram consequência natural. No Maranguape, Gaúcho e Ronaldinho não conseguiam organizar as saídas de bola para Niel e Nilsinho. Albano e Anderson estava mais para "matar" com falta as investidas alvinegras. O visitante ficou devendo.

Observações

O nome do jogo foi o goleiro do Maranguape, Theo, que praticou três defesas incríveis. Se não fosse ele, certamente o placar teria sido muito maior a favor do Ceará. /// A vitória tranquiliza a situação do técnico Lisca perante a torcida. E afasta fantasmas que rondavam Porangabuçu. Goleada tem esse poder mágico.

Recordando

21 de março de 2006. Assim se passaram dez anos... Ex-lateral-direito do Fortaleza, Tiago Souza. Ele está com 33 anos de idade. Em 2012 foi campeão paraense pelo Cametá. Iniciou a carreira no São Paulo, campeão da Copa São Paulo de Juniores em 2000. Jogou no Paysandu, Paulista, Santa Cruz (campeão pernambucano em 2005), Ituano, Fortaleza, São Paulo, Sport (acesso à Série A nacional em 2006). Está no Real Noroeste/ES.

Freguesia

O Fortaleza pela quarta vez ganhou do Guarany/S. O mais incrível: quando o Bugre estava melhor no jogo e criando todas as condições para empatar, inclusive perdendo duas chances incríveis, Jean Mota fez 2 a 0, marcando um gol de elevada categoria. Entra no rol dos mais bonitos do campeonato e vai para votação no Debate Bola de sábado próximo.

Semifinais

Uniclinic com sete pontos está com a mão na vaga nas semifinais. Mas a sua vitória (1 a 0) sobre o Guarani de Juazeiro não refletiu o que foi o jogo. Um empate retrataria melhor o que houve em campo. O Guarani mandou bola na trave em chute de Everton, além de Alex, goleiro do Uniclinic, ter feito milagrosa defesa em outra bomba de Everton.

Otimismo

Agradável papo bati com Jorge Parente, que um dia imaginei na presidência do Ceará Sporting Club. Na opinião dele, o Ceará tem obrigação de ser sempre incisivo quando enfrentar times médios e pequenos. "O grande é o Ceará e assim tem de se impor. Diante de equipes inferiores, jamais o Ceará tem que jogar com dois volantes", afirma. Ele tem suas razões, sim.

Vaivém do futebol.

O Ferroviário ganhou do Maracanã e assume a vice-liderança da Série B cearenses. Mas tem na cola, na terceira colocação, o Horizonte. Próximos jogos serão decisivos porque a mínima diferença de pontos não segura ninguém. /// Os mais fortes chutes do atual campeonato cearense estão nos pés de Pio, do Fortaleza, e de Everton, lateral-direito do Guarani de Juazeiro do Norte. /// De lanterna a líder do Grupo B 2 do "estadual", o vaivém que torna imprevisível o Ceará na atual competição.

Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn