Tom Barros: O Ferroviário e o mundo

Do Grêmio campeão da Copa Libertadores 2017 há um pouco do Ferroviário: Fernandinho, que marcou um gol na vitória sobre o Lanús. Do Grêmio campeão da Copa Libertadores de 1995 há um pouco do Ferroviário: Jardel, que inclusive foi o artilheiro da competição com 12 gols. Do Internacional campeão do mundo em 2006 há um pouco do Ferroviário: Iarley e Clemer, importantes personagens da vitória sobre o Barcelona. Da presença da Seleção Brasileira em Wembley há um pouco do Ferroviário: o primeiro gol brasileiro no templo inglês foi marcado por Mirandinha, cria do Ferrão. Esses jogadores vestiram a camisa coral. Nenhum outro clube cearense tem episódios assim para contar.

Série A

Na década de 1980, narrei jogos do Ferroviário na elite do futebol brasileiro. O Ferrão encarando o Flamengo de Zico e companhia. Agora vejo o Ferroviário de volta a competições nacionais como Copa do Brasil e Série D. Que bom seria se o Ferrão retomasse a sua filosofia de celeiro de craques.

Na seleção

Há outro jogador do Ferroviário que também jogou na Seleção Brasileira. Foi o cearense Zé de Melo, que em 1959 disputou pelo Brasil o Campeonato Sul-Americano extra, realizado em Guaiaquil no Equador. Portanto, nenhum clube cearense emplacou mais que o Ferrão jogadores em eventos internacionais.

Cearense na China

Image-1-Artigo-2331824-1

Cidade de Nannings, na China. Time de futebol da escola em que o brasileiro Noah dá show. A partir da esquerda, Noah é o 5º agachado. Nasceu no Rio de Janeiro. Há nove anos mora na China. Cursa a 4ª Série. É filho de Mauriane Soares Melo Lessa e Robério Lessa da Silva, que é professor de futebol na China. Noah é neto do jornalista José Maria Melo.

Para começar

Elenco de vinte jogadores, pelo menos no meu entendimento, dá apenas para começar um trabalho. E assim interpreto as colocações feitas pelo técnico do Fortaleza, Rogério Ceni. Claro que para as disputas da Série B haverá a natural ampliação, de acordo com as circunstâncias.

Negociações

A pergunta que não raro tenho ouvido: Magno Alves fica ou não fica no Ceará para a temporada 2018. Tudo dependerá do custo/benefício. O tempo de Magno em campo e os valores pagos por isso. A favor dele a qualidade do futebol. Contra: o ritmo intenso que a Série A exige, bem superior ao da Série B.

Repetição

Image-0-Artigo-2331824-1

O zagueiro Erandir fez bela campanha no vice-campeonato cearense deste ano pelo Ferroviário. Contrato renovado, terá em 2018 a oportunidade de dar sequência ao seu trabalho. E com vários desafios: Campeonato Cearense, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Brasileiro Série. Experiência é importante.

Leilão. Uma camisa do Ceará Sporting Club, autografada por todo elenco e comissão técnica que participaram do acesso à Serie A nacional, será leiloada no sábado (9), durante Leilão Filantrópico de Obras de Arte Amigos em Ação, no Hotel Gran Marquise. Peça rara, já que alguns atletas não permanecerão no clube, a "Camisa do Acesso" está disponível para lances a partir de R$ 500,00 (fone (85) 3466.4303 ou por meio do site da Montenegro Leilões (http://www.montenegroleiloes.com.br - lote 78).