Tom Barros: O dever fora de casa

O Ceará há conseguido surpreender com empates e vitórias fora de casa. Empatou com o Guarani no Brinco de Ouro (2 x 2) e com o Vila Nova (1 x 1) no Serra Dourada. Ganhou do Figueirense (0 x 2) no Orlando Scarpelli, do Brasil de Pelotas (2 x 3) no Bento de Freitas e do Náutico (0 x 2) na Arena Pernambuco. Quebrou um jejum de muitos anos sem vitória em Florianópolis. Agora há um jejum de onze anos sem vitória sobre o Paysandu em Belém. Em mais de 40 anos narrando futebol, transmiti poucas vitórias cearenses no Pará. Na época era mais complicado porque só havia os alçapões da Curuzu e do Baenão. Se bem que no atual certame o Papão tropeçou também onde teoricamente, pela pressão, sempre teria mais vantagem: na Curuzu.

Em casa

O Paysandu é o primeiro time fora da zona de rebaixamento (16º, 20 pontos). O Papão, como o Ceará, tem tropeçado muito em casa. E, por mais incrível que pareça, tropeçado até também na Curuzu. Neste alçapão empatou com o Boa (0 x 0), com o Luverdense (1 x 1) e perdeu para o Londrina (1 x 2).

No Mangueirão

No cenário do jogo diante do Ceará, amanhã, ou seja, o Mangueirão, o Paysandu ganhou do Internacional (1 x 0), perdeu para o Goiás (0 x 1) e empatou com o Juventude (0 x 0). Assim é possível se pensar no êxito alvinegro, desde que crie as chances que aqui criou contra o Goiás, mas as converta.

Recordando

Image-0-Artigo-2274523-1

26 de julho de 2007. Assim se passaram dez anos... Zagueiro César (E) e o técnico Jorge Veras. Detalhes: César Augusto Belli Michelon, 41 anos, hoje é gerente do Monte Azul/SP. Foi campeão paulista pelo Corinthians, cearense pelo Fortaleza e da Copa América pela Seleção Brasileira. Jorge Veras segue sua carreira de vitorioso treinador.

Retomada

Em razão da suspensão de Jefferson, Felipe de volta à condição de titular na ala direita do Fortaleza, onde já foi dono da posição. Taí a hora para a retomada. Felipe fez jogos excepcionais, inclusive assinalando belos gols. Não sei a razão por que não manteve o rendimento. Pelo futebol que tem jamais deveria ter pedido o posto.

Quem indicou?

Tudo bem: Pedro Carmona e William Schuster foram embora. Não aprovaram aqui. Mas o Fortaleza teve gastos com a vinda dos dois. Fica a pergunta: quem os indicou? É preciso mais cuidado nas contratações. Impressiona o número de jogadores que por aqui passam sem nenhum proveito.

Juventude

Já está na hora de o jovem atacante Artur ter ampliadas as chances de, ainda que não titular, entrar pelo menos com meio tempo para atuar. Se os gols continuarem sendo perdidos pelos titulares, como vem ocorrendo, então que se dê ao Artur mais espaços. Seu índice de aproveitamento é muito bom.

Notas & notas.

Hoje, às 20hs, no Ideal Club, lançamento do livro "A Vitória do Ceará na Copa 2014", do repórter fotográfico LC Moreira. Imagens especiais pela lente de quem tem sensibilidade e talento para perpetuar momentos inesquecíveis. Parabéns. // No jogo Guarany/S 0 x 1 Globo no Junco, o Bugre dominou, criou quatro chances de gol, mas perdeu. Se em Ceará-Mirim o Guarany jogar como o fez em Sobral, poderá ganhar a vaga. A não ser que o goleiro Rafael repita lá os milagres que fez no Junco.