Tom Barros: Novo pensar

Pouco a pouco Ceará e Fortaleza vão mostrando as novas cartas que usarão na temporada 2017. Há uma incógnita diante dos desafios. No primeiro momento, levou-se em consideração as ascensões conseguidas pelos profissionais contratados. Hemerson Maria é melhor do que Marquinhos Santos? Gilmar Dal Pozzo é melhor do que Sérgio Soares? Ora, amigos, essa comparação é inadequada e diria quase impossível de ser feita. Motivo simples: para comparar o comandante teria de ser comparado também o elenco que cada um comandou. Muitas vezes um técnico não obtém êxito num clube, mas pode perfeitamente ganhar tudo no outro. O futebol nessa parte é imprevisível. O que vale mesmo é o novo pensar. E mais que isso a correção de rumo no tempo certo.

Ascensão

Hemerson Maria foi campeão catarinense pelo Avaí em 2012. Em 2014 campeão brasileiro da Série B pelo Joinville. Melhor momento de sua carreira. Pelo Joinville também foi campeão catarinense em campo em 2015, mas perdeu no tapetão. Sua ascensão com o Joinville para a Série A pesou na escolha pelo Fortaleza.

Ascensão II

Em 2012 Gilmar Dal Pozzo subiu a Chape da C para a B. Em 2013 fez a Chape vice-campeã B, subindo para a Série A do Brasileirão. Foi sua melhor conquista profissional. Como o objetivo maior do Ceará é voltar para a elite nacional, esse feito de Dal Pozzo o credenciou e também pesou bastante na definição alvinegra.

Preito de saudade

Image-1-Artigo-2171277-1

Década de 1960. Time do Wolks, época de ouro do futsal no Crato. A partir da esquerda (em pé): Ítalo, Carlindo e Pernambuco. Agachados: Bosco e Edgar. Ítalo aliava vigor, técnica e chute forte. Quando o Fluminense/RJ fez temporada no Crato, Ítalo foi convidado para jogar no Flu, mas não foi pelas resistências familiares. Ítalo morreu na semana passada. Fica a nossa homenagem póstuma. Ele era irmão do comentarista Wilton Bezerra. Pêsames.

Coincidência

Hemerson Maria e Gilmar Dal Pozzo tiveram seus melhores desempenhos no futebol de Santa Catarina. Em 2013, Dal Pozzo com a Chape ficou apenas atrás do Palmeiras que foi o campeão da Série B. E Hemerson Maria, em 2014, no comando do Joinville, foi campeão da Série B, deixando na vice a Ponte e o Vasco/RJ em terceiro lugar.

Diferença

Apesar das conquistas mencionadas, Hermerson e Gilmar Dal Pozzo tiveram passagens diferentes quando jogadores até pelas posições. Hermerson era atacante. Gilmar, goleiro. Hemerson foi campeão catarinense pelo Figueirense em 1994. Gilmar, numa decisão com o Grêmio, foi campeão gaúcho em 2000 pelo Caixas, treinado por Tite.

Recordando

Image-0-Artigo-2171277-1

Ita, notável goleiro do Ceará, campeão do Nordestão de 1969. José Augusto da Silva, o Ita, nasceu em 1938. Está com 78 anos de idade. Mora na Ilha do Governador, no Rio. Foi ídolo no Vasco/RJ, onde chegou em 1959. Ficou até 1966, quando foi para o América/RJ. Daí veio para o Ceará onde encerrou a carreira em 1970. Do álbum de Elcias Ferreira.

Força da torcida. Não há dúvida: a inclusão do Ceará na Liga Nacional teve como peso a força da sua imensa torcida. O Ceará é clube de massa e já provou nas competições nacionais. A presença alvinegra na Liga é sinônimo de casa cheia. E ficará muito acima de jogos importantes da Copa do Nordeste. Aliás, essa Copa terá suas atenções divididas agora com o Vozão na Liga Nacional. A inclusão alvinegra tem o significativo de presente de Natal. O bondoso velhinho, Papai Noel, entrosado com o bondoso Vovô.