Tom Barros: Novo começar alvinegro

Hoje a aguardada estreia do técnico Marcelo Chamusca no Ceará. O Vozão começou o ano com Gilmar Dal Pozzo. Depois veio Givanildo Oliveira. Agora Chamusca, a quem está entregue a missão mais importante do ano: levar o Ceará de volta à elite do futebol brasileiro. Na apresentação, Chamusca falou com entusiasmo, muito otimismo. Anunciou compromisso de muito trabalho, mas deixando claro que o desafio é difícil. Afirmou que se preparou para isso, estudou para isso. Sabe da instabilidade do cargo. É realista. É treinador, não vendedor de ilusões. Conhece os vendavais das derrotas em série, que derrubam; conhece a calmaria das vitórias em série que sustentam. Mãos à obra. Que Deus o proteja.

Repetição

Na maioria dos clubes brasileiros o técnico que começa em janeiro dificilmente continua até a metade do ano. E tem mais um detalhe: não permanece ainda que vença o campeonato estadual. Aqui, Givanildo ganhou, mas foi embora. No Pará, Chamusca conquistou o título, mas veio para o Ceará.

Rotatividade

Há, com essa rotatividade de técnicos, a quebra na filosofia de trabalho a cada alteração. Claro que prejudica a automação e, não raro, embaralha a assimilação por parte dos jogadores. Lamentavelmente continua essa prática bem brasileira: três derrotas seguidas, caminho da rua.

Recordando

Ivens Dias Branco e o colunista. Hoje um ano da morte do querido Ivens. Um ano de saudade. Imensa saudade. O tempo corre, passa ligeiro. Mas as lembranças do seu Ivens seguem vivas, tão vivas, que às vezes penso tê-lo ainda entre nós. O brilho de sua luz parece eterno, imortalizado na grandeza dos gestos simples que ele soube cultuar tão bem.

s15

Liderança

Estádio Rei Pelé deve lotar na segunda-feira à noite. CSA tentará chegar à liderança. O time vem de dois empates (1 x 1 com o Remo e 1 x 1 com o Confiança). Coincidência: tal como o Fortaleza, aplicou 3 a 0 no Asa. Referência no Azulão de Alagoas é Didira. Lá está o atacante Maxuell, ex-Ferroviário.

Pesquisa

Eugênio Fonseca, que faz pesquisa sobre o futebol cearense, quer saber onde anda Merci, um volante que teve participação importante no América Futebol Clube nas décadas de 1950 e 1960. Merci também brilhou na seleção cearense. Lembro demais do Merci. Ele atuava com muita competência pelo América.

Numa boa

O Fortaleza aplicou duas goleadas nesta Série C: 3 a 0 sobre o Asa e 3 a 0 no Sampaio. Nesses dois jogos, Lúcio Flávio marcou três gols: um no Asa e dois no Sampaio, quando eleito destaque da partida. Assim, ele vive bom momento, o que poderá resultar em novos gols, desta feita em Maceió segunda-feira.

Dados & dados. De Calvino Pereira, "centenário funcionário da OAB-CE", recebi um DVD joia rara (imagens de 1944) no qual o Rei da Voz Chico Alves, o Trio de Ouro e outros famosos interpretam belas canções da era de ouro do rádio. Na segunda parte, a comédia Berlim na Batucada. /// De Airton Fontenele recebo outra joia rara: o livro Tostão - Tempos vividos, sonhados e perdidos, um olhar sobre o futebol. Meus sinceros agradecimentos a esses meus dois queridos amigos.