Copa do Brasil. De um Brasil desigual nas condições sociais. De um Brasil desigual também no tratamento dado aos clubes no futebol. Aí está a Copa do Brasil que chama e elimina com a velocidade dos meteoros. Ceará e Ferroviário ingressam hoje na competição. Poderão continuar, mas poderão ser despachados logo no primeiro jogo. Absurdo desse só mesmo neste Brasil de trâmites judiciais rápidos para punir alguns e trâmites lentos para a impunidade de outros. Uns logo condenados; outros tendo crimes prescritos. Assim a Copa do Brasil. Retrato fiel de um Brasil desigual. Competição que reduz as possibilidades dos times menores e dá a alguns times maiores o direito de entrarem apenas na fase gorda do certame. No Brasil é assim.
Brusque
O Ceará em Santa Catarina. O Brusque começou mal no "estadual" de lá. Não soube o que era vitória nas três primeiras rodadas: derrotas para Joinville e Figueirense e empate com o Hercílio Luz. Depois reagiu: ganhou do Concórdia (4 x 2), do Criciúma (2 x 1) e empatou com o Tubarão (0 x 0).
Semelhança
O Brusque é o quinto colocado no Campeonato Catarinense. O Ceará é o quinto colocado no Campeonato Cearense. Em casa, no Estádio Augusto Bauer, local do jogo de hoje, o Brusque ainda não perdeu este ano: empatou com o Hercílio (0 x 0), ganhou do Concórdia (4 x 2) e do Criciúma (2 x 1).
Recordando
6 de fevereiro de 2008. Assim se passaram dez anos... Treinos no Estádio Alcides Santos no Pici. A partir da esquerda: Cleiton Júnior, Rômulo e Paulo Isidoro. Detalhes: Cleiton jogou na Finlândia. Hoje está no Floresta. Rômulo já encerrou a carreira. Paulo Isidoro (Alex Sandro seu nome verdadeiro) está com 44 anos. Também já encerrou a carreira.
Responsabilidade
O Ferroviário retorna à Copa do Brasil após 14 anos. Hoje haverá mais cobrança, haja vista a goleada (4 x 1) sofrida diante do Vitória em Salvador pela Copa do Nordeste. Pegou mal. Agora está aí chance de recompor imagem positiva. Se passar do Confiança hoje no PV ganhará moral para os próximos desafios.
Vai mal
O Confiança faz pífia campanha no "estadual" de lá. É o oitavo colocado. Até agora, em quatro jogos, não ganhou de ninguém. Hoje tem a vantagem do empate. No Confiança estão Radar (ex-Fortaleza em 2014 e 2015), André Beleza (ex-Ceará em 2005) e Léo Ceará, cearense que não atuou em time cearense.
Bola para frente
Palavra de incentivo ao atacante do Fortaleza, Gustavo. Serve de lição a desagradável situação de ter sido expulso, deixando em apuro os companheiros. Nada, portanto, de abatimento. Cabeça erguida, vida que segue. Compromisso com o gol. É se preparar para o retorno ao seu estilo: com muitos gols.
Notas & notas. Matheus, jovem atacante de 19 anos de idade, pertencente ao ABC de Natal, é a sensação do início de temporada. O garoto já tem oferta de contrato do Porto, de Portugal, em torno de R$ 4 milhões. /// Zagueiro Douglas Silva, do Brusque, compôs a seleção da sexta rodada do Campeonato Catarinense. Destacou-se no jogo Tubarão 0 x 0 Brusque. /// Quem vai para a Série A tem que encarar a tabela, seja ou não com os melhores nos primeiros jogos. É ponto corrido em ida e volta. Logo...