Tom Barros: Mudança de postura

Mais que mudança de cenário, espera-se do Fortaleza mudança de postura. Agora é Castelão. Saíram do PV alçapão para estádio de Copa do Mundo. A panela de pressão estava dando efeito contrário. Os próprios jogadores do Leão ali é que foram ameaçados. Então deixa ver como é que fica. O Fortaleza tem melhores condições que o Salgueiro. Mesmo com as mudanças que Paulo Bonamigo terá de fazer, espera-se significativa melhora, haja vista a qualidade do gramado do Castelão que está be mais conservado que o gramado do PV. Segundo Marcelo Boeck, isso é bom para jogadores leves como Paulo Sérgio e Vinícius Pacheco. Agora é aguardar para ver se, na prática, a mudança de local trará mesmo algum efeito positivo.

Formação

Impressionou-me a reação inesperada do Salgueiro nestes três jogos recentes: vitória sobre o Remo em Belém, sobre o Moto Clube em São Luís e a goleada (4 x 1) em casa sobre o confiança. Motivo: reagiu basicamente com a mesma formação que vinha desapontando a torcida antes desses três jogos.

Motivo

Na ficha técnica da vitória (1 x 2) do Fortaleza sobre o Salgueiro em Pernambuco, vejo que o Salgueiro só fez duas mudanças com relação à sua formação de hoje. Lá jogaram o ala Marcos Tamandaré e o meia William Lima. Hoje estão Diego Aragão e Cássio Ortega, ex-Fortaleza. Será só isso o motivo de tamanha reação?

Na pista, na terra, no ar

Image-1-Artigo-2275012-1

Waldonys é show. Na Copa Truck, "Etapa Fortaleza" no Eusébio, o nosso sanfoneiro, cantor, aviador, foi espetáculo especial com o seu avião RV-4. Além do show acrobático aéreo, Wal saltou de paraquedas, executou o Hino Nacional Brasileiro e, comandando um fusca, competiu na Fórmula Turismo. Piloto, muito piloto, é ele mesmo.

Defesa

Apesar de alguns senões, a defesa do Fortaleza tem no geral tido bom desempenho. Mancha é habilidoso; Ligger, pragmático. Esse segmento tricolor só cometeu falhas pontuais. Mas foi isso que acabou permitindo a aproximação dos concorrentes. É a segunda defesa menos vazada da Série C (8 gols sofridos).

Regata

"Eh! Tem jangada no mar". Com essa passagem imortalizada na música Arrastão, gravada por Elis Regina, lembro que amanhã estarei narrando pela TV Diário, a partir de 10h30, a prova Dragão do Mar, do Circuito Cearense de Jangadas. No belo cenário do Mucuripe a bravura dos jangadeiros em disputa.

Recordando

Image-0-Artigo-2275012-1

1975. Atacante Ivanildo numa época em que teve boa participação no Ceará. Ele veio das bases alvinegras, onde se destacara. Rápido, com privilegiado senso de colocação, logo, como promissor talento, ganhou oportunidade no time principal. Não sei onde anda hoje. (Colaboração de Elcias Ferreira).

Notas & notas. Amanhã, a partir de 8hs, festa final da Copa das Férias das Escolinhas da Vila Manoel Sátiro, o mais antigo projeto socioesportivo do estado. Crianças e adolescentes em confraternização. Presença da famosa locutora da FM-93, Samantha Marques. /// Acredito num resultado positivo do Guarany de Sobral diante do Globo neste jogo de volta, amanhã, no Estádio Barretão na cidade de Ceará-Mirim. Motivo: a boa produção do Bugre, que, apesar da derrota em Sobral, foi melhor no jogo de ida.