Tom Barros: missão para 'doido'

Marcelo Chamusca não conseguiu. Jorginho não conseguiu. Lisca conseguirá? Caminhos diferentes. Gente diferente. Comportamentos diferentes. Chamusca estudioso. Jorginho sensato. Lisca, doido. Mas que tipo de doido? Conheço doido que se faz de doido para melhor passar. Conheço doidos, que são doidos mesmo, de verdade, descontrolados, sustentados por remédios controlados. Lisca não é doido: é inteligente. Sabe o que faz. Pediu reforços. Chamusca deveria antes ter exigido reforços, batido pé. Aceitou ficar com o que tinha no elenco. Deu-se mal. Jorginho, quando viu o tamanho da carência, pediu para sair. Lisca topou a missão a seu modo. Vamos ver se, pela segunda vez, dará certo.

Grau

Qual a missão mais difícil, a de Lisca agora ou a que ele venceu em 2015, quando, após estrear com derrota, obteve cinco vitórias consecutivas e livrou do rebaixamento para a Série C o Ceará? Situações diferentes, cenários diferentes, qualidades diferentes, desafios diferentes.

Coincidência

Quando Lisca assumiu em 2015, pegou o Botafogo no segundo jogo. Foi no Rio, no Engenhão, mesmo local do jogo de hoje. O Botafogo era líder da Série B. O Ceará, 17º. O Ceará ganhou (0 x 1), gol de Rafael Costa. Hoje o Botafogo é o 12º. O Ceará, lanterna. Haverá segundo milagre de Lisca? Um outro raio cairá no mesmo lugar?

Recordando - Tradição

Image-0-Artigo-2409437-1
2008. Assim se passaram dez anos... Ana Alice Chaves, então com dois anos de idade, estreando como mascote. Ao seu lado o irmão Gabriel, na época com quatro anos. Gabriel estreara como mascote com um ano e nove meses. São filhos do conselheiro tricolor e professor da UECE, Lauro Chaves Neto, que com dois anos foi também mascote tricolor.

Paradoxo

O Ferroviário recebe o Cordino, sábado, às 16 horas, no Castelão. Nos seus jogos em casa, o Ferrão tem tropeçado. Só conseguiu empatar. Obteve melhores resultados fora de casa. Agora precisa ganhar para não ir à loteria dos pênaltis. Não é possível que deixe escapar a vantagem de definir a vaga em casa.

Segunda edição

O programa A Grande Jogada, 2ª edição, está indo ao ar diariamente pela TV Diário, às 5 horas da tarde. Foco especial na Copa do Mundo, mas mantendo informações sobre o futebol local. Na próxima semana, a equipe, que sexta-feira segue para Rússia sob o comando der Antero Neto, já entrará ao vivo direto de Moscou.

Luto

No dia 3 de maio passado, Mercy completou 95 anos de idade. Eu o homenageei com esta foto na coluna. Ontem recebi a notícia de sua morte. Ele marcou época na Seleção Cearense pela qual foi campeão do Norte em 1954 e no América. Brilhou em Alagoas e no Maranhão. Pêsames ao seu filho José Airton e demais familiares.

Notas & notas

 Do meu amigo João Soares Neto (Shopping Benfica), esta curiosidade que ele viu no jornal Folha de São Paulo, ou seja, os times de futebol que usam os nomes de animais: Urso-MS, Tigres do Brasil-RJ, Íbis-PE, Gavião Kyikateje-PA, Águia de Marabá-PA, Águia Negra-MS, Cascavel-PR, Cascavel-CR-PR, Lagarto-SE, Tubarão-SC, Red Bull Brasil-SP, Formiga-MG. Meu agradecimento ao João Soares Neto. Quem souber de outros times com nomes de animais, mande-me.