Sexta-feira sem jogos para os cearenses na Copa do Nordeste e no certame estadual. Marcos Gaúcho, presidente do Sindicato dos Atletas, certamente nem está acreditando no que vê. Um dia livre no calendário futebolístico é coisa rara na avalanche de jogos que assola os clubes, qual as recentes ondas do mar que atingiram a orla de Fortaleza. Mas amanhã a maratona será retomada. Aproveitem a sexta sem futebol. Vale outro lazer com a família: um barzinho para jogar conversa fora, um cinema a conferir coisas do Oscar hollywoodiano. Um tempo para Frances McDormand, Meryl Streep, Margot Robbie, Saoirse Ronan e Sally Hawkins. Não manjo de cinema, mas vou na carona com José Augusto Lopes, jornalista, notável crítico da sétima arte.
Escala
Há jogador que se escala. Ele se escala quando nos treinos faz melhor que os demais. Escala-se quando nos estádios, diante da torcida, revela-se competente nas funções. Escala-se quando prova ser o homem de definição nos chamados clássicos ou jogos decisivos. Escala-se quando a torcida pede sua presença.
Arthur Cabral
Diante do Fortaleza, de quem o gol salvador? Diante do Ferrão, de quem dois gols e o passe para o gol de Andrigo? Quem diante do Tigre, até sentado fez gol? Aí lembrei a bravura do líder indígena Touro Sentado que em 1876, comandando 3.500 índios, derrotou o 7º Regimento da Cavalaria do Exército dos Estados Unidos.
Recordando
Década de 1960. Escolinha do Moésio Gomes no Fortaleza. A partir da esquerda: Nivardo, Zé Meu, Neto e Irajá. Esses quatro jovens atletas subiram depois para o time principal. Não tenho notícias de Nivardo e de Zé Meu. Neto morreu faz alguns anos. Irajá faz tempo não vejo. (Colaboração de Elcias Ferreira).
Incômoda
O Ferroviário é lanterna do Campeonato Cearense com um ponto. O Ferrão é igualmente lanterna do Grupo B da Copa do Nordeste também com um ponto. No momento é na Copa do Brasil onde o Ferroviário mantém suas melhores esperanças. No Serra Dourada enfrentará o Vila Nova.
Luta
O Ferroviário ainda tem chances de classificação para a fase semifinal cearense. Mas terá de reagir de forma fulminante e imediata, caso queira ganhar uma das vagas. Terá dois jogos teoricamente menos complicados: um com o Uniclinic e outro com o Floresta. Mas fecha com o clássico tricolor.
Saudade que fica
Hoje, às 20 hs, na Igreja de Fátima, Missa da Esperança de Zecândido Fontenele, saudoso desportista que brilhou no futebol cearense, onde atuou de 1936 a 1950. Jogou Fortaleza, Maguari, Peñarol, Ceará, América e Gentilândia. Neste foi atleta, técnico e presidente ao mesmo tempo. Familiares e amigos em oração.
Notas & notas
O técnico do Ferroviário tem de examinar bem o trabalho defensivo de sua equipe. Em apenas dois jogos da segunda fase, o time coral sofreu cinco gols. /// O Ferroviário com Janeudo, Liniker e Paulinho é um; sem eles, é outro bem diferentes. /// Até quando os estádios de futebol serão cenário de violência e confusão? Lamentável o que aconteceu na Ilha do Retiro no clássico Sport x Santa Cruz. Pior é que ninguém está livre de desgraças assim nos estádios brasileiros.