Como se não bastasse a decepção do futebol masculino na Copa do Mundo 2014 no Brasil, está aí o sufoco para classificar a Seleção Olímpica Canarinho para a próxima fase da competição. Astros dos milhões, Gabigol, Gabriel de Jesus e Neymar na berlinda. Queira Deus possam ainda surpreender com ouro na grande final. Já as meninas do Brasil, sem os milhões de dólares ou euros e com mínimo apoio, encantam. E indicam aos marmanjos como trabalhar. Sob o comando de Vadão, as atletas Bárbara, Fabiana, Poliana, Rafaelle, Mônica, Tamiris, Thaisa, Formiga, Marta, Andressinha, Bia, Debinha, Andressa Alves e Cristiane podem até não ganhar o ouro, mas têm condição. Até o momento, elas mostram qualidade que os homens há muito tentam mostrar, mas não conseguem.
Inspiração
Rodrigo Andrade há realizado trabalho razoável nas vezes que entrou na meia-cancha do Fortaleza. Pelo corte do cabelo e pelo jeito de olhar, não resta nenhuma dúvida de que Rodrigo tem no atacante português, Cristiano Ronaldo, o modelo de inspiração para suas atuações. Até agora, só como início, vai bem. Mas precisará render muito mais.
Longe de casa
O Fortaleza jogará no próximo domingo, dia 14, no Mato Grosso. O Cuiabá, vice-lanterna, está na zona de rebaixamento. No dia 11 de julho, Flávio Araújo foi demitido, já pelos maus resultados. Assumiu Roberto Fonseca, que estreou com derrota (2 x 0) para o Remo. Depois ganhou do Botafogo/PB (2 x 0) e empatou com o Confiança.
Outro grupo
Venho chamando a atenção da comissão técnica do Fortaleza para que não perca de vista a produção dos times do Grupo B, de onde sairá seu adversário no mata-mata. O líder, Guarani/SP está com a maior pontuação da Série: 24. Depois vêm Boa/MG (21), Botafogo/SP (20) e Mogi Mirim (19), que hoje seria o adversário tricolor.
Recordando
1974. Estádio Carlos de Alencar Pinto. Treino do Ceará. A partir da esquerda: zagueiro Dimas e o ponta-direita Nado. Ao encerrar a carreira Dimas foi vitorioso treinador e supervisor do Ceará. Até hoje é considerado "um soldado alvinegro". Nado foi notável no ataque com ele, Bita, Nino e Lala, do Náutico, na década de 1960. Jogou na Seleção Brasileira, Vasco/RJ e Fortaleza. Morreu no dia 3 de maio de 2013. (Álbum de Elcias Ferreira).
Copa do Brasil
Futebol feminino ganha mais espaço no Ceará. A CBF divulgou a tabela da Copa do Brasil de Futebol Feminino 2016. Caucaia enfrentará o União/RN. Jogo de ida no dia 24 de agosto no Rio Grande do Norte. O jogo de volta será aqui no dia 31. Com o êxito da Seleção Feminina na Olimpíada, a tendência é aumentar o número de times. Ótimo.
Esperança
Apesar das vaias e das críticas, dos empates sem gols com África do Sul e com o Iraque, das frustrações e temores, ainda assim entendo que a Seleção Brasileira de futebol masculino poderá dar a volta por cima. Se ganhar da Dinamarca, encontrará a autoconfiança de que precisa para os desafios mais difíceis das próximas fases.
Novos amores. O pesquisador Airton Fontenele, antes mais dedicado à Seleção Brasileira Masculina de Futebol, agora se derrete todo de amores pela seleção feminina, mormente pela arte de Marta e pela precisão de Cristiane, artilheira recordista olímpica com 14 gols. O coração do velho Airton pulsa forte quando vê essas estrelas em ação. Hoje, às 22 horas, na Arena da Amazônia em Manaus, a Seleção Feminina do Brasil, líder da chave com seis pontos, enfrenta a Seleção da África do Sul, lanterna da competição.
Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn