O gol é o momento maior: delírio da torcida, glória do artilheiro, tristeza dos goleiros, festa do futebol. Mas há lances de maior encanto que o gol. Geniais na origem, surpreendentes na trajetória, precisos na execução. Assim o lançamento de Ricardinho para o gol de Pedro Ken na vitória do Ceará sobre o Figueirense. Lembrou o fenomenal lançamento de Gerson para Pelé marcar um dos quatro gols da vitória (4 x 1) sobre a Tchecoslováquia na Copa de 1970 no México. A distância do lançamento de Ricardinho foi muito maior. Confira no Youtube a semelhança, inclusive a maneira como Pelé e Ken mataram a bola no peito, antes do gol. Como está escasso esse tipo de lançamento no futebol brasileiros.
Espetáculo
Fiquei na dúvida ao escolher o melhor do Ceará na vitória sobre o Figueirense: o goleiro Everson ou o meia Ricardinho? Everson fez duas defesa espetaculares. Ricardinho foi o autor do lance mais bonito do jogo, além de marcar um gol. Reverência aos dois. Ambos vão ao pódio.
Moral
A vitória do Ceará em Florianópolis devolveu ao Vozão a confiança que havia ficado comprometida na derrota para o Paraná. Ken voltou a jogar bem. Rafael Carioca me pareceu ansioso demais. Raul e Richardson perfeitos. Regular a participação de Cametá. A entrada de Pio, Cafu e Elton na fase final nada alterou.
Recordando
O passe de Ricardinho me fez lembrar os passes de Didi, o Folha Seca. A partir da esquerda, nesta foto de 1958 no Estádio Rassunda em Estocolmo na Suécia, Didi, Pelé e Gilmar comemoram o primeiro título mundial conquistado pela Seleção Brasileira. Didi foi eleito "Craque Fifa" dessa Copa. Ganhou notoriedade pelos passes perfeitos e visão de jogo.
Efeitos
A derrota do Fortaleza para o Moto fez disparar o sinal de alerta. A diferença entre os concorrentes diretos, faltando nove rodadas para terminar a fase classificatória, está muito pequena. A margem apertada pode trazer muita pressão para os próximos jogos. Ansiedade é perigoso adversário invisível.
Próximos
Os concorrentes diretos do Fortaleza são CSA, Botafogo, Remo e Sampaio. Em casa o Leão receberá o Remo e o CSA. Jogará fora de casa com Botafogo (dia 24 de julho no Almeidão) e com o Sampaio (dia 20 de agosto em São Luís). Portanto, o Fortaleza não pode mais tropeçar em casa, sob pena de altos riscos.
Olho vivo
Hiago, atacante do Fortaleza, foi substituído no intervalo do jogo em que o tricolor perdeu para o Moto Clube (1 x 0). No seu lugar entrou Gabriel Pereira. Hiago veio como solução de gols para o ataque do Leão, mas suas recentes apresentações estão sendo questionadas. Verdade é que o Fortaleza precisa urgente de um fazedor de gols. A coisa complicou depois da cotusão de Lúcio Flávio.
Violência. Como admirador do Vasco, fiquei decepcionado ao ver a torcida vascaína agredindo torcedores do Flamengo em São Januário. Uma vergonha. Meu Deus.../// Uma vergonha também o que a torcida do Internacional fez no Beira Rio após o empate com o Criciúma. /// Uma vergonha a ameaça de morte sofrida pelo ex-presidente do Paysandu, Sérgio Serra, e sua família. Eles foram atacados por dois torcedores encapuzados que estavam em uma moto. Não dá mais.