O Fortaleza tem a chance hoje de encaixar a terceira vitória consecutiva na Série C nacional. Se assim for, alcançará nove pontos numa sequência ascensional que anima e reforça a confiança já alcançada. O adversário, o Asa de Arapiraca, é vice-lanterna. Nem por isso deve ser olhado com desdém. Esses times em crise, não raro, contrariam a natureza das coisas. O Asa tomou uma goleada do CSA no Estádio Rei Pelé. Ensaiou um recuperação na vitória (1 x 0) sobre o Remo em Arapiraca. Quando tudo parecia caminhar para a normalidade, eis que, em casa, em Arapiraca, foi surpreendido pelo Sampaio Corrêa que ganhou o jogo (0 x 1). Mais que nunca a liderança está na mira e ao alcance do Fortaleza.
Formação
O técnico Bonamigo há procurado manter a mesma formação, visando a otimizar o conjunto. Mexe pouco. E, quando mexe, só o faz por necessidade. Se o torcedor analisar as três partidas do Leão, verá que em nenhuma delas o time foi inferior ao adversário. Nem mesmo na que perdeu para o Remo em Belém.
Advertência
O Fortaleza tem recebido comentários favoráveis da crônica. Mas cabe aqui um oportuno reparo: o segundo tempo em Salgueiro mostrou um recuo demasiado, que gerou momentos de pânico na defesa do Leão. O time segurou a vitória. Tudo bem. Mas não pode repetir esse erro. Um dia a casa cai.
Recordando
de 1970. Atacante do Ceará, Nei. Se não me falha a memória, veio do Rio. No canto esquerdo da foto o anão Titico, que foi mascote do time durante muitos anos. Titico era policial. Não sei onde anda Nei. Depois que deixou o time, nunca mais tive notícia dele. Titico morreu há muitos anos. Vejam o PV superlotado. Era assim sempre.
Diferença
Mesmo nome, mesmas cores, Guarany de Sobral e Guarani de Juazeiro vivem momentos bem diferentes na Série D nacional deste ano. Amanhã o de Sobral tenta a liderança diante do Maranhão em São Luís. O de Juazeiro tenta sair da lanterna diante do Parnahyba no Estádio Ademir Cunha em Parnaíba.
Explicação
As posições de Guarany e Guarani merecem explicação. Quando se diz que o Guarani/J está na lanterna, a impressão é de que vai muito mal diante dos concorrentes, mas não é bem assim. O time tem o mesmo número de pontos (3) do líder e dos demais do grupo. Só é lanterna porque tem um gol a menos.
É a fase
Rodrigo Mancha completará 31 anos no próximo dia 16 de junho. Ótima fase em que o atleta soma experiência e vigor físico. E disso tira o melhor proveito Ei-lo no Fortaleza mostrando serviço. Jogou bem na meia e, deslocado emergencialmente para a zaga, vem dando conta do recado.]
"Reinado". Há muitos técnicos chamados de "Rei do Acesso". Qual deles será verdadeiramente o "rei"? Givanildo está no rol dos que subiram vários clubes em séries diversas. O cearense Flávio Araújo também tem no currículo muitas ascensões. Luís Carlos Martins é festejado em São Paulo como majestade. Os três aqui citados já passaram pelo Fortaleza e não conseguiram êxito. Agora é aguardar o resultado da missão de Givanildo no Ceará. Monarquia complicada de ser entendida.