Tom Barros: Interdependência total

O empate Guarani 0 x 0 Fortaleza no Romeirão deixou o time do Cariri numa situação delicada. Para não correr o risco de perder a vaga para o Guarany/S e para o Ceará, o Leão do Mercado terá de ganhar do Fortaleza domingo. Se empatar, poderá ficar fora das semifinais. É que um empate levará o Guarani/J aos nove pontos. Se Guarany/S e Ceará ganharem seus jogos, também chegarão aos nove pontos. No primeiro critério de desempate (número de vitórias no hexagonal), o Bugre/S ficará com uma das vagas porque alcançará a terceira vitória contra duas dos concorrentes. O segundo critério de desempate é o melhor saldo de gols no hexagonal. Aí entra o Ceará, pois já tem dois gols a mais que o Guarani/J. Interdependência total.

Vitórias

Fica bem claro que a vitória passou a ser o único objetivo dos três times que estão pendurados neste hexagonal. Evidente que o Guarani de Juazeiro pode até se classificar ainda que perca para o Fortaleza. Mas aí dependerá de tropeços do Ceará e do Guarany de Sobral respectivamente diante do Uniclinic e do Maranguape.

Vida mansa

O Fortaleza e Uniclinic entram na rodada final na maior serenidade, pois já classificados. Ao Fortaleza só o interesse de faturar o maior número de pontos, pois terá significativa vantagem na fase final em caso de dois empates ou então derrota e vitória pelo mesmo placar. Se com placar diferente, campeão será quem tiver maior saldo de gols.

Recordando

Não sei a data em que esta foto foi batida. Também não identifiquei o local do jogo. Aí está o time do Fortaleza com jogadores muito conhecidos. A partir da esquerda (em pé): Carlinhos, Pedro Basílio, Luisinho, Nelson, Salvino e Gilmar. Na mesma ordem (agachados): Amilton Rocha, Marinho Chagas, Viegas, Wesley e Lupercínio. Detalhes: Marinho morreu em 2014. Hoje Salvino luta para recuperar a saúde.

Profissionalismo

O Fortaleza acabou com a maledicência popular que insinuou a possibilidade de o Leão abrir o jogo para o Guarani/J, visando a prejudicar o Ceará. A bola que Jean Mota mandou na trave e a espetacular defesa de Berna na reta final do jogo são apenas duas de tantas provas do compromisso profissional que o grupo deu durante a partida.

Dignidade

Longe o tempo em que a baixaria predominava no futebol. Claro que hoje ainda pode haver mutreta, mas é bem mais difícil que nos tempos sombrios, onde situações foram decididas nos bastidores ou nos subterrâneos das consciências espúrias. Bonito é vencer com lisura. Bonito a ganhar no campo, com altivez e competência.

Inverso

Bill, atacante do Ceará, por alguns minutos atuou como goleiro no empate Resende 2 x 2 Ceará pela Copa do Brasil. Bill foi para o gol com a expulsão do goleiro Everson. Na cena, logo lembrei do goleiro do Ceará nas décadas de 1950 e 1960, Ivan Roriz (o Ivan Boião). No time principal, Ivan era goleiro titular; no time de aspirantes, Ivan era centroavante.

Critério. Peço ajuda aos especialistas. Vejam o que está posto no regulamento da Série A cearense 2016: Art. 15, § Único - Em caso de empate em pontos ganhos entre as duas equipes na Fase Final, o desempate para definir o campeão será: I. Melhor saldo de gols nas duas partidas da fase final; II. Melhor campanha somadas as fases anteriores. Se der Fortaleza e Ceará na decisão e terminarem com o mesmo saldo de gols, poderão ter também campanhas iguais nas fase anteriores. Qual será então o critério de desempate?

Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn