Sei que a concentração está na velha Rússia de tantas tradições. É natural que a Copa do Mundo assuma quase todos os espaços. Mas há vida futebolística fora da Rússia. A Copa do Nordeste tem Ceará na semifinal hoje diante do Bahia. A Série B tem Fortaleza em campo amanhã diante do Oeste. No Ceará segue a espera da vitória para disparar uma reação em sequência. Se houver vitória do Vozão, esta será benfazeja, capaz de abrir caminhos na Série A, onde o Ceará afundou no atoleiro da lanterna. Com tantos desfalques na equipe, Lisca terá de mexer muito, prejudicando a sintonia fina que ele vem buscando desde quando aqui chegou. Assim torna-se quase impossível qualquer antecipação de resultado.
Contraste
O Bahia ganhou do Corinthians na rodada passada. Isso por si já seria motivo para espantar todas as apreensões. Mas não é bem assim. A permanência do time na zona de rebaixamento e a fase de transição entre a saída de Guto Ferreira e a chegada de Enderson Moreira geram mil dúvidas quanto à produção.
Desvinculação
Impossível prever o que o Ceará tecnicamente poderá mostrar logo mais. Alterações significativas não permitem antecipar nada. O jeito é esperar para ver. Assim Ceará e Bahia vêm para a Copa do Nordeste, tentando sair do foco da Série A. Mas, pelo visto, não há quem consiga a desvinculação total.
Recordando
21 de junho de 2008. Hoje faz exatamente dez anos que essa foto foi batida no Estádio do Ceará. A partir da esquerda: Reginaldo, Allan Dellon e Rafael Lima: Detalhes: Reginaldo (34 anos) está Sem clube. Em 2015 jogou no Asa de Angola. Dellon (39 anos) atualmente joga no Ceilândia. Rafael Lima (32 anos) joga no América mineiro.
Pela ordem
Até a metade do campeonato (19ª rodada), estarão no caminho do Fortaleza, Oeste (Castelão), Paysandu (Mangueirão), Ponte Preta (Moisés Lucarelli), Atlético-GO (Castelão), CSA (Rei Pelé), Avaí (Castelão), Juventude (Alfredo Jaconi) e Coritiba (Castelão). Nenhum melhor que o Leão.
Poucos alcançam
Afirmar que o Fortaleza está melhor nada tem a ver com soberba. A base da afirmação está nos números (pontos, vitórias, saldo de gols). Isso não quer dizer seja o Leão imbatível. Manter a intensidade é a missão, embora em certames longos haja oscilações. Chegar à metade assim já será marca que poucos alcançam.
Saudade
Leal, sincero, presença viva na eterna saudade. Hoje, dois anos da passagem de Ivens Dias Branco. Empresário notável, mas homem simples. Grande, sem perder a humildade. Exemplo de vida para todas as gerações. Missa, hoje, às 16hs, na Fábrica Fortaleza, no Eusébio. Familiares e amigos unidos em oração.
Notas & notas
Ercílio Moreira enviou-me lindo pôster do Rio Poti que recebeu boa água em Crateús nas chuvas no início do ano. Que bom se cuidassem da revitalização desse rio. Obrigado, Ercílio. /// Do médico veterinário Francisco Itaécio Correia recebi exemplar da Folha de São Paulo com matéria sobre Ghiggia, o homem que silenciou o Maracanã ao marcar o gol da vitória e do título do Uruguai em 1950. Ghiggia morreu no dia 16 de julho de 2015, justo no dia do 65º aniversário do seu notável feito. Obrigado, Itaécio.