O Campeonato Cearense começou no dia 10 de janeiro deste ano com a rodada Floresta 0 x 0 Maranguape, Horizonte 2 x 1 Guarani-J e Iguatu 1 x 1 Ferroviário. Já ali se sabia que teríamos problemas de datas na reta final. A presença de três representantes cearenses na Copa do Brasil (Ferroviário, Ceará e Floresta) e de dois na Copa do Nordeste (Ceará e Ferroviário) contribuiria para possível conflito de programação, fato que acabou acontecendo. A dúvida inicial sobre a realização ou não da rodada de hoje só gerou polêmica e incerteza. A demora na definição também fez com que o torcedor se resguardasse. Assim é o futebol cearense: não consegue se programar sem que haja imbróglios pelo meio.
Expectativa
Com Floresta, Ceará e Fortaleza já classificados e faltando apenas um time para definição, a expectativa é pela da ordem dos jogos. Se Ceará x Fortaleza nas semifinais, quebrado estará o que o torcedor mais gosta: o clássico maior na grande decisão. Se assim não for, ruirá tudo o que teoricamente se previu.
Dupla
Na reta final, dois goleadores chamam para si as atenções: Gustavo (Fortaleza) e Arthur (Ceará). Não por acaso foram os dois que movimentaram o placar no clássico passado: Gustavo fez 1 a 0 aos 19' do 2º tempo e Arthur empatou aos 46' do 2º tempo. Lembranças do bons tempos de Gildo e Croinha na década de 1960.
Recordando
Rogério Ceni na Seleção Brasileira. 28 de março de 2001. Estádio Atahualpa, Quito. Equador 1 x 0 Brasil. Eliminatórias da Copa do Mundo 2002. A partir da esquerda (em pé): Emerson, Rogério Ceni, Roque Jr, Rivaldo, Lúcio e Vampeta. Na mesma ordem: Ronaldinho, Belletti, Juninho Paulista, Silvinho e Romário. (Álbum de Elcias Ferreira).
Técnico do Leão
Rogério Ceni foi campeão do mundo em 2002, integrante da Canarinho na Copa do Japão. Marcos foi o goleiro titular. Os reservas, Dida e Ceni, não tiveram chance de jogar. Já na Copa de 2006, na Alemanha, Rogério Ceni substituiu Dida aos 36' do 2º tempo do jogo Brasil 4 x 1 Japão. Hoje Ceni é técnico do Fortaleza.
Não deu certo
Belletti, (na foto com Ceni na Seleção) assinou contrato com o Ceará em 2011. Doze dias após ser apresentado pelo Vozão, ele encerrou a carreira: "As dores não mais me permitem jogar. Peço desculpa ao Ceará SC e aos torcedores por não poder cumprir o contrato". Belletti foi campeão do mundo titular em 2002.
Enamorados
Arthur segue goleador, muito goleador, mais goleador. Afirmação, confirmação, contemplação. Faro de gol. Posicionamento perfeito. Ele e a bola parece que se procuram. A bola quer estar onde ele se encontra. Ele busca a bola onde quer que ela esteja. É um flertar permanente como enamorados.
Notas & notas. No documentário que está sendo realizado sobre o centenário do Fortaleza Esporte Clube, o pesquisador Airton Fontenele dará seu depoimento brevemente. Airton é um monumento da memória esportiva nacional. A competente jornalista Joana Cruz faz o trabalho de articulação. /// A Copa do Mundo se aproxima. Nestes tempos de crise econômica nacional, quem pretende ir à Rússia deve recontar suas reservas. A exploração em tempo de Copa acontece em toda parte.