Há uma expressão no Brasil que afirma que cada torcedor é um técnico de futebol. Ele cobra, vaia, xinga quando os resultados em campo não aparecem e sempre aponta com facilidade os caminhos que um presidente, técnico de futebol e até jogador devem seguir. Nada mais justo, já que tudo gira em torno dele. Ele é o cliente, público-alvo e merece ser respeitado. Mas para que a voz do torcedor ganhe mais força, os vínculos formais, assim como os afetivos, devem se formar. E todos os apaixonados por Fortaleza, Ceará ou Ferroviário têm ao seu dispor planos de sócios torcedores de todos os preços e vantagens. Há crescimento claro após as conquistas de 2017, mas ainda há muito caminho a ser percorrido.
Motivado
O técnico do Ferroviário, Carlos Rabello, está animado com a pré-temporada do time coral. E também não é a toa. Foram mais de 30 dias de trabalho puxado e a chegada de muitos atletas. Segundo ele, as escolhas foram feitas de forma profissional, o que nos gera a expectativa que o Tubarão da Barra venha forte para o ano de 2018.
Metas
O Fortaleza está próximo de alcançar a marca de 15 mil sócios. Receita boa, que é fixa para o clube, e garante a presença de bom número de pessoas nos estádios. O Ceará também já teve boa procura após a conquista da vaga à Série A, assim como Ferroviário voltou a contabilizar adesões com o ano recheado de torneios.
Serviço
Além dos resultados dentro de campo, os planos de sócios também precisam oferecer algo a mais que acessos aos jogos. Ações de marketing, eventos sociais que geram identificação são um caminho, além de uma democratização maior de ações dentro do clube. O torcedor também quer participar de alguma forma.
A coluna foi redigida interinamente por Gustavo de Negreiros