Tom Barros: Hora de abrir distância

A rodada atual permite ao Ceará o privilégio de poder abrir melhor pontuação sobre seus concorrentes mais diretos. O Vozão joga em casa com o Náutico/PE e vê o CRB/AL ter de enfrentar o líder e favorito Vasco da Gama/RJ. Assim, se cuidar de fazer bem a parte que lhe cabe, o Ceará, ao término da rodada, terá condições de estabelecer vantagem de quatro pontos sobre o time de Alagoas e de cinco pontos sobre o representante de Pernambuco. Bem entendido: se o CRB perder o jogo em Maceió. Há nos campeonatos aquele momento em que se admite um tropeço porque natural. Mas há também os momentos em que não se admite tropeço algum. Esse momento é exatamente o que o Ceará experimenta agora. Hora de vencer. Hora de abrir distância.

Adversário

O Náutico fez seis jogos fora de casa. Ganhou apenas um (3 a 1 no Paysandu em Belém). No mais, três derrotas e dois empates. Tem dificuldades quando atua na casa dos adversários. Na rodada passada empatou com o Brasil em Caxias/RS. Os jogadores reclamaram muito da baixíssima temperatura, que estava em torno de sete graus.

Sem oscilações

O que há de mais importante no Ceará, pelo menos na minha avaliação, mais que a chegada ao G-4 é a demonstração de melhor consistência do time. Na vitória sobre o Oeste notei que, embora bem ofensivo, o Ceará foi mais compacto na marcação. O time mostrou avanços nos ajustes das demais linhas. Se não mais oscilar, será ótimo.

Show no mar

Amanhã, às 10h30, na enseada do Mucuripe mais uma Regata Dragão do Mar, prova que faz parte do Circuito Cearense de Jangadas e Paquetes. Haverá transmissão ao vivo e exclusiva pela TV Diário. Cenário privilegiado. Jangadas que se destacaram em provas anteriores foram Gabi, Shalom, Nossa Senhora dos Navegantes, Ceilândia, Raquel e Terra da Luz. A maior vencedora é a Gabi, com cinco vitórias. Imperdível.

Mulher

O Salgueiro, adversário do Fortaleza, vem tendo prejuízo financeiro quando joga em casa, no Cornélio de Barros. Foi assim contra o Botafogo/PB e contra o América, pois ganhou os dois jogos, mas a renda não cobriu as despesas. Agora faz promoção para lotar o estádio no jogo com o Leão: mulher vestida com a camisa do Salgueiro não pagará.

Invicto

Em casa o Salgueiro ganhou os dois jogos que fez. E está sem perder há três partidas. É o quinto colocado. Uma vitória sobre o Fortaleza poderá levar o Salgueiro ao G-4. Esse jogo ganhou maior dimensão exatamente por isso. O Fortaleza precisa da vitória para não ver em risco a liderança agora perseguida pelo Botafogo/PB.

Versatilidade

Felipe na meia-cancha tricolor. Ótimo. Felipe na lateral-direita tricolor. Ótimo. Felipe de ala no Leão. Ótimo. E não duvidem se ele for chamado a atuar como goleiro. E não duvidem se for chamado para jogar de centroavante. Imaginei essa situação para ilustrar a versatilidade de Felipe. Dele um dos mais belos gols do ano: o da vitória aqui sobre o Flamengo.

Notas & notas

O jovem atacante do Palmeiras, Gabriel Jesus, há muito assediado pelo Barcelona, deve seguir o mesmo caminho de Neymar. Queira Deus, sem cometer as bobagens que Neymar vem cometendo fora de campo. /// Zidane vetou o brasileiro Roberto Carlos, descartando-o como auxiliar técnico do Real Madrid. Medo de sombra faz isso. Mandou Roberto ir treinar as bases. /// Pelé disse que foi injusta a saída de Dunga da Canarinho, mas aprovou a chegada de Tite. Tenho a mesma opinião do "Rei".