Tom Barros: Fortaleza, naturalmente

O Tricolor de Aço fez o que lhe cabia. Estabeleceu com a maior naturalidade do mundo seu melhor potencial. E não permitiu ao Floresta nenhuma reação mais forte, capaz de deixar sob ameaça a vantagem tricolor já obtida. No primeiro tempo, o Leão manteve amplo controle da partida. Para se ter uma ideia exata, o Floresta só teve uma chance com Cariús. E nada mais. Fortaleza fez 2 a 0 com gols de Edinho e Felipe. E desperdiçou boas chances com Leonan e Gustavo. Na fase final, o Floresta reduziu (2 x 1) com gol de Erisson em bela assistência de Wallace. Mas não passou disso. Leão fechou o placar com Bruno Melo, convertendo pênalti sofrido por Gustavo. Prevaleceu o que todos esperavam: Fortaleza na final.

Alerta

As contusões isoladas de Marcelo Boeck, Anderson Uchoa, Jean Patric, Leonan e Edinho são um sinal de alerta. Os três primeiros antes do início do jogo. Os dois últimos no transcorrer da partida. Já imaginaram um fato assim na final do campeonato? Contusão é fato comum no esporte, mas não como ontem aconteceu.

Detalhes

Wallace, do Floresta, encerrou sua participação no Campeonato Cearense, mas deixou a marca de um futebol de qualidade. Fica muito cotado para ser eleito revelação do ano. /// Como debutante, o Floresta foi muito além do que se esperava. Experiência positiva, mormente pelas limitações financeiras do clube.

Recordando

Image-1-Artigo-2382133-1

1966. Torneio Início do Campeonato Cearense. Antes dos jogos, havia o desfile dos times. Na foto, a passagem do Ferroviário. O colaborador Elcias Ferreira não identificou os atletas. Gostaria da ajuda da torcida coral. No grupo, se não estou enganado, estão Simplício, Coca-Cola, Edmar, Roberto Barra Limpa e Clóvis. Aguardo confirmação.

Surpresa

O Uniclinic operou verdadeiro milagre: de humilhado pelo Ceará no jogo anterior a vencedor no jogo de ontem. Ao marcar 1 a 0 com gol de Marciel aos 15 minutos, a Águia montou uma parede atrás. No primeiro tempo, o Ceará teve chances razoáveis com Leandro Silve e Elton. Na fase final, reagiu com Ricardinho, Felipe Azevedo e Elton. Mas esbarrou nos erros de conclusão e nas defesas de Artur.

Mérito

A vitória do Uniclinic foi justa porque soube se fechar com extrema competência. Na fase final, só em duas raras oportunidades chegou ao ataque. Optou por garantir o placar, ficando todo atrás. Assumiu riscos. Passou por aflições quando Elton, Wescley e Roberto tiveram chances de assinalar gols, mas erraram. Em outros momentos, valeu a inspiração do goleiro Artur que pegou todas. Por essa Chamusca não esperava.

Depois

Image-0-Artigo-2382133-1

Por essa o Chamusca não esperava. A derrota para o Uniclinic deu ao Fortaleza vantagem na fase final, em caso de empate no número de pontos e no saldo de gols. Agora há quem entenda que correto teria sido entrar com o time reserva contra o Salgueiro e ter usado ontem o time titular. Criticar depois do ocorrido é fácil.

Notas & notas. Calvino Pereira, o mais antigo funcionário da OAB-CE (56 anos na entidade), aniversaria hoje. Querido como é, amigo como é, será alvo de muitas homenagens. Parabéns, grande Calvino. /// Também mudam de idade hoje: jornalistas José Nicolau e Francisco Alves Maia; o operador de áudio do Sistema Verdes Mares, Ivanildo; Zilmar e Dona Iolanda, da Igreja dos Remédios, também dividem comigo a alegria de mais um ano de existência. Agradeçamos ao Senhor Jesus.