Tom Barros: Foco na realidade

É salutar o ambiente de otimismo que tomou conta do Ceará, após sua chegada ao G-4. Natural reação de quem vê boas possibilidades de subida para a elite do futebol nacional. Mas vale uma advertência: nada de esquecer a realidade. Haverá ainda muitos percalços. Os adversários também se empenharão mais no returno, máxime na reta de definição. Os que estão mais próximos do G-4 ou girando em torno deste como satélite lutarão mais. Empregarão mais esforços para alcançar seus objetivos. Casos de Paraná, Londrina e Criciúma cuja diferença de pontuação ainda permite sonhar com a vaga. A 18 rodadas do fim, cinco pontos de distância podem ser tirados em dois jogos. Portanto, num abrir e fechar de olhos.

Posições

Felizes os técnicos que podem vislumbrar no elenco soluções para todas as necessidades emergenciais. Assim está Marcelo Chamusca. Taí o Pedro Ken de volta. E agora? Tirar quem? Na meia-cancha pode usar Raul, Richardson, Ricardinho e Lima. Na frente Arthur e Elton. Elucubrações.

Qualidade

A oferta de qualidade do banco tem dado ao Ceará a confiança na ascensão. Sim, mas os concorrentes também contrataram. E esperam de seus novos valores uma resposta no returno. Há, portanto, novos perfis a serem estudados. Exatamente nisso estará a competência do treinador na avaliação dos fatos.

Recordando

Image-0-Artigo-2284310-1

8 de agosto de 2007. Assim se passaram dez anos... A partir da esquerda: Rafael e Marcinho. Não tenho dados sobre Rafael. Márcio Machado foi campeão pelo Ceará em 2006. Depois foi para o Paysandu. Antes jogara no Brasil-RS, Jaciara-MT, Cianorte-PR e Chapecoense-SC. Tem 42 anos de idade. Não sei onde está.

Classificação

O Fortaleza tem parada duríssima hoje diante do Sampaio em São Luís. No site do Sampaio o presidente do clube, Sérgio Frota, faz apelo à torcida. Quer superlotação para ajudar o Sampaio a antecipar logo hoje a sua classificação. Na conta dele, se o Sampaio ganhar garantirá sua passagem para o mata-mata.

Clima

É de pressão e festa o ambiente que o Fortaleza encontrará no Castelão de São Luís. Tudo pronto para uma antecipada classificação do Sampaio. Disso o Leão poderá tirar o melhor proveito. Não raro, situação assim beneficia o time que foca no jogo, sem desviar a atenção para a festa, no caso o Fortaleza.

Pura coincidência

Na decisão de vaga com o Sampaio em 2013 no Castelão daqui, o gol da classificação do Sampaio foi feito por um atacante chamado Paulo Sérgio. Hoje, por pura coincidência, quem tem um atacante de nome Paulo Sérgio é o Leão. Coisas da vida. Mas para os supersticiosos isso tem um efeito grande. Quem sabe...

Experiência. No dia 13 de outubro de 2013, no Castelão daqui, o Fortaleza viveu situação semelhante à do Sampaio Hoje. O Leão enfrentou o Sampaio para decidir quem passaria para a fase mata-mata. Houve festa antecipada da torcida do Fortaleza. O Leão abriu 2 a 0 de vantagem. O Castelão daqui virou comemoração tricolor. Mas no fim a grande decepção. Aos 47 do segundo tempo Paulo Sérgio empatou (2 x 2) e o Sampaio garantiu a vaga. Hoje taí o momento para o devido troco do Leão dentro de São Luís.