Tom Barros: foco na produção

Recordando

O atual momento do Fortaleza pode ser visto sob ângulos diversos. A oscilação de agora difere da oscilação anterior, quando perdeu Edinho e Osvaldo. Ali, não havia substitutos à altura. Houve então uma espécie de hiato entre a saída dos atletas e a solução que se procurava. Agora não houve saída de ninguém. Pelo contrário, houve até a chegada de três reforços. A questão então gira em torno da queda de rendimento de alguns setores. O time deixou eventualmente de contar com nomes essenciais, em razão de cartões ou contusões. Nada, porém, que o tenha deixado sem alternativas. Fundamental para afugentar temores será o jogo em São Luís diante do Sampaio. Mais que o resultado, em análise a produção da equipe.

Técnicos

O CSA, vice-líder da Série B, é treinado por Marcelo cabo, ex-técnico do Ceará. O Vila Nova, que agora entrou para o G-4 após a vitória sobre o CSA em pleno Rei Pelé, é treinado por Hemerson Maria, ex-técnico do Fortaleza. Síntese: todos se conhecem. Sabem tudo uns dos outros, mas fazem treinos secretos...

Semblante

Pode ser que eu esteja enganado, mas venho notando no semblante do técnico do Fortaleza, Rogério Ceni, um ar de abatimento quando das entrevistas. Pode ser algum erro de interpretação da minha parte. Admito. Quero crer que uma vitória em São Luís devolva ao Ceni o semblante anterior.

Recordando

Image-0-Artigo-2452086-1

27 de julho de 2005. O técnico Salvador Barbosa (de boné e camisa cinza) orienta um treino do Ferroviário na Barra do Ceará. Salvador Barbosa morreu em novembro de 2014. Quando jogador, na década de 1980, ele foi zagueiro do Fortaleza. Na década de 1970, atuou no Aimoré-RS, fazendo dupla de zaga com Luís Felipe Scolari, Felipão.

Decisão

Richardson afirma que o jogo diante do Vitória será decisão porque confronto direto. Ora, pelas circunstâncias atuais, decisão será todo jogo do Vozão até que consiga ter alguma margem de conforto ao sair da zona baixa. Contra o Grêmio será decisão como foi com Flamengo e Corinthians.

Observações

Calyson cresceu muito na participação coletiva. Pulmão privilegiado. Precisa acertar as finalizações. Juninho Caucaia é show de lucidez. Passes e dribles perfeitos. Ah se tivesse o fôlego de Calyson! /// Leandro Carvalho tem velocidade e preparo físico de sobra, mas precisa ajustar mais as conclusões.

Seleção

Image-1-Artigo-2452086-1

Pelo que vem jogando no Ceará, Everson já merecia há muito tempo estar na lista de observação do técnico da Seleção Brasileira, Tite. Suas atuações contra São Paulo no Morumbi, Flamengo no Maracanã e Corinthians no Castelão, jogos sob a total cobertura da mídia nacional, formam a base de minha argumentação.

Notas & notas. Festival de ilusões: com a goleada (5 x 0) sobre El Salvador o Brasil está no caminho certo para ganhar a Copa de 2022 no Catar. /// Parabéns ao Airton Fontenele. Com seus 92 anos de idade, conseguiu ver, sem cochilos, todo o jogo Brasil 5 x 0 Honduras. É muito amor pela Canarinho. /// Futebol é mesmo fantástico. Ouvi de um palmeirense amigo meu, com a solenidade de quem fala sério mesmo, a seguinte colocação: "Já está na hora de colocar Felipão no lugar de Tite na seleção". Deus meu...