Simpático até no nome, o time da Vila Manoel Sátiro poderá dar o que falar muito mais ainda. A maioria dos colegas com quem conversei tem a impressão de que, na hora da verdade, o Floresta quedará diante de um grande como todos os demais times médios caíram. É natural a predominância de pensamentos assim porque a história há mostrado só Ceará e Fortaleza no alto do pódio nestes últimos 22 anos. Não terá o Floresta força para acabar com esse tabu? Diante do que já aprontou, não poderá ser um Floresta florescente, capaz de passar por cima do que até agora a tradição e a história escreveram? Não poderá acontecer um processo renovador, arejado, que possa alterar o rumo das coisas?
Composição
Lembram-se de como o Floresta aplicou 3 a 1 no Ceará? Como Edgar meteu uma bola, à moda Gerson, que Paulo Vyctor transformou em gol? E o Gol de Dim, um canhão à moda Pio do Ceará? E Edson Cariús, ao longo do certame, danado a fazer gols como Gustavo do Fortaleza? Time enjoado...
Tem mais
Pequenos detalhes: na vitória do Floresta sobre o Ferroviário, o show de bola de Wallace, que, além da bela partida, foi o autor de um dos gols do triunfo. Tem mais: Paulo Vyctor fez gol em todos os jogos com os grandes, numa prova de que não se intimida. Assim é o Floresta líder e cheio de ousadia.
Recordando
1966. Integrantes do América, último campeão cearense que não os três grandes Fortaleza, Ceará e Ferroviário. A partir da esquerda: Cícero, Osmar, Luciano Frota, Hamilton Aires, Ninoso e Pedrinho. Uma das formações do América campeão de1966 foi Pedrinho, Ribeiro, Cícero, Ninoso e Vila Nova; Luciano Frota, Osmar e Loril; Pinha, Wilson, Baíbe.
Pode ser
Entendo a opinião da maioria dos meus colegas de profissão e certamente da grande maioria da torcida cearense, segundo a qual o Floresta, mesmo com todos esses predicados positivos, juntar-se-á aos demais times médios que no máximo alcançam o direito de chegarem à decisão, mas fadados ao título de vice.
Faz tempo
O último time médio campeão cearense foi o América em 1966. Depois disso, só Ceará, Fortaleza e Ferroviário foram campeões. Antes, Orion (1930), América (1936), Tramways (1940), Calouros (1955) e Gentilândia (1956). O Maguari campeão (1936, 1943 e 1944) era considerado time grande.
Artilheiro
Edson Cariús é uma das esperanças do Floresta para quebrar o tabu de 22 anos seguidos de títulos de campeão cearense apenas com Ceará e Fortaleza. Cariús por onde passou deixou sua marca de goleador nato. Assim no Iguatu, Barbalha, Quixadá, Coruripe, Sousa, Alto Santo, Uniclinic e agora no Floresta.
Notas & notas. Vítima de câncer, aos 83 anos de idade morreu Martins Monteiro, desportista que durante mais de três décadas, a partir da década de 1970, prestou bons serviços a vários clubes locais. Foi supervisor do Fortaleza, Ceará, Ferrão e América. Pêsames à família. /// Exceção: no quadro oficial dos campeões cearenses, constam em 1992 os nomes de dois times médios: Tiradentes e Icasa. Os dois foram declarados campeões ao lado de Fortaleza e Ceará. Mas foi uma decisão no "tapetão" e não em campo.