Tom Barros: fim da primeira volta

A Série A nacional chega agora à 19ª rodada, fim do turno, mas o Ceará, por uma dessas coisas incríveis da administração futebolística brasileira, já está no segundo turno. Pior de tudo: adiantado na tabela, atrasado na pontuação. Mas o importante é não desistir. Os dois empates em casa, com Santos e Atlético-MG, arrefeceram a crença numa mais rápida saída da zona de rebaixamento. Mas a crença tem de continuar. Apegada a todas as possibilidades, não há como enrolar a bandeira enquanto a matemática permitir sonhos. Na fila estão Vasco em São Januário e São Paulo no Morumbi. Meus queridos amigos, quero lembrar que o Ceará empatou com o Corinthians no Itaquerão. Então, tudo é possível...

Semana

Se eu fosse o Lisca, abria os treinos do Ceará para o público e para a imprensa. E passava a semana inteira sem treino tático. Mandava todos os jogadores, exceto Arthur e Juninho Quixadá, passarem a semana inteira chutando na direção do gol. Chutando de dentro da área, de fora na área e até da Avenida João Pessoa...

Equilíbrio

Que adianta ajustar a defesa do Ceará como Lisca ajustou, se os gols lá na frente não acontecem? Enquanto não houver equilíbrio entre os compartimentos, o Ceará terminará repetindo a velha retórica: o time jogou bem, mas não ganhou. O Ceará foi melhor, mas não ganhou. E ficando na zona.

Graça e talento em campo

Image-0-Artigo-2439104-1

O Ceará Sporting Club formou sua equipe feminina de futebol e aposta em significativas conquistas nas competições nacionais.

A partir da esquerda (em pé): Bruna, Thaianne, Xuxu, Carine, Yasmim e Brena. Na mesma ordem (agachadas): Rhayanne, Bebê, Gilmaria, Rosevânia, Fátima e Marta. Dedicação, graça e talento.

Extremos

Sábado, dia 18, mais uma avalanche de tricolores rumo ao Castelão. Meta: 43 mil. O líder Fortaleza enfrentará o lanterna Boa Esporte. Amplas as possibilidades de mais três pontos para o Leão, que vem de espetacular vitória, de virada, sobre o Guarani em Campinas. O Fortaleza em fase extraordinária.

Respeito

Mesmo sendo o lanterna da competição, nada de menosprezar o visitante. Deve o Fortaleza respeitar o Boa e enfrentá-lo como se o adversário estivesse nas primeiras colocações. Não raro, times na lanterna costumam surpreender. Justo contra surpresas assim é que há o alerta geral no Pici.

Ouro do campeão

Image-1-Artigo-2439104-1

Olha aí o querido Aderson Maia Nogueira, o Dedeco, apaixonado torcedor do Ferroviário. Ele, feliz da vida, mostra a medalha de ouro do Ferrão campeão brasileiro da Série D. Aderson foi presidente da APCDEC e do Sindicato dos Radialistas durante muitos anos. Trabalhei com ele na Rede Tupi na década de 1970.

Notas & notas. No Boa Esporte está o atacante Douglas Baggio, que fez o gol da vitória sobre o Londrina na rodada passada. Douglas Baggio esteve no Ceará no ano passado. Ele atuou apenas em cinco partidas. Como não agradou, foi devolvido ao Flamengo do Rio de Janeiro. /// No Boa está também o atacante Juninho Potiguar que jogou no Fortaleza no ano passado. /// Ney da Matta é o técnico do Boa. /// O Boa tem o pior saldo de gols da Série B: -13. O principal goleador do Boa é William Barbio com três gols.