Tom Barros: Fé, esperança e futebol

Sexta-feira, 12 de maio, 2017. Estádio Rei Pelé em Maceió. O CRB recebe o Ceará. Foi a estreia de ambos na Série B do Campeonato Brasileiro. O CRB vence, 1 x 0, gol de Neto Baiano. O técnico do Ceará era Givanildo Oliveira. No dia 17 de junho, após empate em casa com o Luverdense, Givanildo foi demitido. Um dia depois, chegou Marcelo Chamusca. Gradualmente o Ceará foi conquistando espaços. Chamusca também experimentou críticas. Fez correção de rumo. Reencontrou o melhor do Ceará. E agora chega ao momento tão esperado: o da subida para a Série A. O time tem qualidade. Isso já restou provado. Hoje, certamente, como tudo está a indicar, a consagração de um trabalho. Oxalá assim seja.

Adversário

O Criciúma faz campanha mediana, na faixa onde não mais pode alcançar o G-4 nem despencar para o rebaixamento. A seu favor apenas ser franco atirador. Não sei se há alguma "mala" a incentivá-lo. Mas não duvidem dessas coisas num país chamado Brasil. O mundo do futebol não gira apenas em torno da bola...

Crise

O técnico Beto Campos deixou o Criciúma após o empate com o Náutico na rodada passada. O time tem vários desfalques para o jogo de hoje. É uma crise. Entretanto, administrável. Se o Criciúma estivesse ameaçada de rebaixamento, a situação seria mais delicada. Como está no limbo, menos mal.

Recordando

Image-0-Artigo-2325475-1

Repito a foto de ontem para incluir o remetente, no caso o senhor Ivan Batatinha, que aparece à esquerda do zagueiro Mozer, então ídolo do Flamengo. Batatinha guarda esta foto com muito carinho. Ele mora na Vila São José, bairro Jacarecanga. A foto foi batida em 1985 no Castelão, jogo Ceará 1 x 1 Flamengo, pela Série A.

Nomes

Do time do Criciúma, o meia Alex Maranhão (32 anos) é o mais conhecido pelos desportistas cearenses. Alex jogou no Ceará (2005 e 2006), no Icasa (2006) e no Fortaleza (2009, 2012 e 2013). No jogo do turno no Castelão o Ceará ganhou (3 x 1). No Criciúma jogaram Lucão, Silvinho, Caio Rangel e Eric Flores.

A lista

Após a festa de apresentação do técnico Rogério Ceni, agora começa a montagem da lista de 15 a 17 novas contratações. As consultas, as propostas, os valores, as aceitações e as recusas. Tudo isso demandará tempo. O Leão terá de ser ágil. A pressa é inimiga da perfeição, mas às vezes é necessária.

Momento ideal

Magno Alves tem entrado bem nos últimos 15 minutos dos jogos do Ceará. Agora que Elton está fora, caberá a Chamusca examinar o momento ideal de aproveitar o Magnata. Se de início, quando a pegada é mais intensa, se na fase final, diante do desgaste do adversário. As circunstâncias devem ser bem analisadas.

Programa especial. Logo após Criciúma x Ceará, a TV Diário terá edição especial do programa "A Grande Jogada", isso independente do resultado da partida. Se o Ceará subir, o que é mais provável, o programa repercutirá a ascensão alvinegra, os desdobramentos da festa em toda a cidade e a projeção para o desafios na Série A 2018. Se a subida for adiada, a análise girará em torno das novas circunstâncias geradas pelos resultados dos concorrentes, bem como as novas perspectivas do Vozão na rodada final.