Tom Barros: Favoritos de sempre

Mais uma vez enormes as chances de o Campeonato Cearense ter o clássico maior na final da temporada 2018. Pelas circunstâncias, história, tradição, estrutura, poder econômico, tamanho do elenco e opções, o alvinegro está acima do Uniclinic e o Fortaleza acima do Floresta. Mas, quando a bola rolar, valerá o que for posto em campo. Os tempos mudaram. O Floresta tem pregado apertos no Leão. Coisa recente, impingiu até uma derrota significativa, fato que motivou os primeiros protestos contra o trabalho de Rogério Ceni. Já no que toca ao Ceará, o Uniclinic perdeu os dois jogos, embora no primeiro tenha sido prejudicado pela arbitragem que não validou um gol em que a bola entrou meio metro na meta alvinegra. Passou.

Decisão

A experiência em fases decisivas faz significativa diferença. Por isso mesmo, na grande maioria das vezes o time maior se impõe. Quando a disputa é em um jogo só, a zebra tem maiores possibilidades de acontecer. Em dois jogos, como agora nas semifinais, o time mais qualificado amplia suas chances de passagem.

Condições

No momento, o time que está em melhores condições psicológicas é o Ceará. Motivo óbvio: lidera o Grupo D da Copa do Nordeste, terminou líder a segunda fase do estadual e tem a vantagem de dois resultados iguais nesta semifinal. Tem também um elenco maior, com melhores opções para Marcelo Chamusca.

Recordando

Image-0-Artigo-2378747-1

1988. Fortaleza Esporte Clube. Faz 30 anos. A partir da esquerda (em pé): Demétrio, Vicente, Milton, Bosco, Totô e Dudé. Na mesma ordem: Haroldo, Bibi (filho do famoso Didi "Folha Seca", bicampeão mundial pela Seleção Brasileira em 1958 na Suécia e 1962 no Chile), Caíco, Jorge Veras e Joel Maneca. (Colaboração de Elcias Ferreira).

Superação

O Fortaleza terá de manter o equilíbrio interior diante das vaias da torcida. O time foi apenas o terceiro da segunda fase e andou se complicando com o Floresta desde o ano passado. Perdeu para o Floresta a Taça Fares e agora, na segunda fase do estadual, foi surpreendido com uma derrota para o time da Vila Manoel Sátiro.

Superior

Fundamental ao Fortaleza será entrar com a altivez de time grande, mas sem soberba. Até no jogo em que ganhou do Floresta por 3 a 2, o Leão teve dificuldades. Mas é bom não transformar isso em complexo. O Floresta tem bom time, mas o Fortaleza é melhor. Há mais opções para Ceni. Pode desequilibrar aí.

Confiança

Image-1-Artigo-2378747-1

Douglas Coutinho marcou mais um gol pelo Ceará. Na vitória (2 x 0) sobre o Floresta, foi ele quem abriu o placar. Já diante do Uniclinic foi dele, aos 38' do 2º tempo, o gol da vitória (2 x 1). Gradualmente Coutinho parece reencontrar seu futebol dos bons tempo do Atlético-PR e Cruzeiro. É jovem. Tem só 24 anos.

Notas & notas. O aviador Jaime Neto feliz da vida: seu filho, Mário Vasconcelos Avelino, solou o avião Tucano na Academia da Força Aérea (AFA). Mário (cadete Avelino) será declarado oficial aviador da FAB no final do ano. Parabéns. /// Paulo Borges, ex-jogador que brilhou no América, Ferroviário e Calouros, convida os desportistas para a inauguração da Arena Cearense, campo de grama sintética, futebol soçaite, na Avenida Bernardo Manuel, 9995, Itaperi. Será hoje, às 16 horas.