Tom Barros: Espaços generosos

Se a Série C nacional tem contra si o detestado expediente mata-mata, que inexiste nas Séries A e B, por outro lado tem a seu favor um calendário com generosos espaços entre um jogo e outro. O Fortaleza atuou domingo passado em Cuiabá. Não jogou no meio da semana. Teve, portanto, seis dias sem programação. Tempo bom para processar ajustes e recuperar atletas contundidos. E mais: depois do Sampaio, o jogo seguinte do Fortaleza será apenas no próximo sábado, dia 24 de junho, contra o CSA em Maceió. A propósito, amanhã, contra o Sampaio, espaços generosos não poderão acontecer em campo. Foi em razão de espaços assim que o Cuiabá quase ganhou o jogo. Espaços do calendário, sim. Espaços em campo, não.

Regulares

Pablo, Rodrigo Mancha, Anderson Uchoa e Bruno Melo são os que mais têm produzido no Fortaleza. Os demais deveriam seguir o exemplo desses atletas. Bruno, tão criticado no início, agora detém opiniões favoráveis da mídia e da torcida. Não conquistou isso por acaso senão mediante esforço próprio.

Sem exagero

Adalberto é versátil. Se preciso for, atua na zaga, na meia e na lateral-esquerda. Faz bem o seu trabalho em qualquer função. Mas, mesmo festejado pela mídia e pela torcida, não é bom colocar sobre os ombros dele responsabilidade maior do que a que verdadeiramente ele terá. A ideia de salvador do setor traz incômodos.

Recordando

Década de 1970. Atletas do Ceará antes de um treino em Porangabuçu. A partir da esquerda: Ivanir, Tiquinho e Oliveira Piauí. Detalhes: Ivanir participou do famoso lance do gol do tetra em 1978, gol marcado por Tiquinho. Oliveira Piauí morreu de infarto, aos 27 anos. Tiquinho morreu em 2009. Não sei onde anda Ivanir. (Álbum de Elcias Ferreira).

Outra chave

No Grupo B, de onde sairá o adversário do Fortaleza no mata-mata, está o Macaé, que já atormentou o tricolor cearense, eliminando-o em pleno Castelão superlotado. Ironia do destino: o Macaé, rebaixado pelo Ceará em 2015, está hoje na zona de rebaixamento, ameaçado de cair para a Série D. São as voltas que a vida dá.

Sensação

O Volta Redonda tem sido a sensação do Grupo B. Lidera com 10 pontos. Sua única derrota foi para o Joinville, no dia 21 de maio, na Arena Joinville (2 a 0). Embora ainda possa ser prematuro antecipar posições, os números indicam que a equipe tem tudo para subir para a Série B nacional 2018.

Contratações

O presidente do Ceará, Robinson de Castro, explicou as dificuldades que enfrenta para contratar reforços. É que, na atual fase do certame, os melhores nomes já estão empregados. Encontrar disponível atleta de ponta hoje em dia dá até para desconfiar. É uma verdadeira operação de risco. Verdade pura.

Copa das Confederações.

Hoje, na Rússia, começa a 10ª edição, 17/junho a 02/julho/2017. Oito participantes: Grupo A- México, Nova Zelândia, Portugal e Rússia; Grupo B- Camarões, Chile, Austrália e Alemanha. O Brasil, mais vezes campeão (quatro, 1997, 2005, 2009 e 2013), está fora eliminado pelo Paraguai na Copa América 2015. Primeira rodada: hoje, em Moscou, às 12 hs, Rússia x Nova Zelândia. Amanhã, em Kazan, Portugal x México; e em Moscou Camarões x Chile. (Dados de Airton Fontenele).