Tom Barros: Erros nas finalizações

O Guarani de Campinas é líder da Série B nacional. E quem subiu o Guarani da Série C para a Série B foi Marcelo Chamusca. Na comissão técnica que promoveu a subida desse time paulista estava também o preparador físico cearense Roger Gouveia. Ambos agora no Ceará. O dois conhecem bem as dificuldades das competições brasileiras. Ajustar o Ceará é questão de tempo. Observem que no treino recente o técnico experimentou formações com Luís Otávio e Pio. No jogo passado fez entrar Wallace, Rafael Carioca e Cafu. Tem Élton e Lelê de volta. Enfim, busca alternativas para uma melhor produção. O que mais incomoda no momento é o elevado índice de erros nas conclusões. Problema de mais difícil solução, creio.

Disputa

Romário e Rafael Carioca, numa disputa respeitosa e profissional, querem a posição de titular. Romário deu bobeira. Com a expulsão que sofreu, entregou de mão beijada a vaga ao companheiro Carioca. Se Rafael Carioca jogar como o fez nas recentes partidas, dificilmente deixará de ser titular.

Longa distância

O Ceará tem agora duas boas opções para conclusões a partir da intermediaria adversária: Rafael Carioca e Pio. Quando o bloqueia às investidas alvinegras estiver seguro, fechado demais, não permitindo ao alvinegro finalizações mais próximas da área, os chutes fortes, de longa distância, poderão ser a solução.

Recordando

Image-0-Artigo-2265619-1

20 de junho de 2007. Assim se passaram dez anos... Certamente poucos lembrem da presença do técnico Marco Aurélio Moreira no comando do Fortaleza. Ele treinou grandes equipes como Vitória, Palmeiras, Cruzeiro e América/MG. Em 2015 treinou o Bragantino. No momento, pelo que sei, está sem clube.

Vulnerável

A defesa do Figueirense é uma das mais vazadas da Série B nacional. Já sofreu 15 gols. Pior que ela apenas a do ABC, que sofreu 17 gols, e a do Náutico, que tomou 22 gols. Teoricamente essa vulnerabilidade é ótima para o ataque do Vozão, máxime para Magno Alves, que há muito tempo sonha com a chance de sair do Jejum.

Vindita?

O técnico do Figueirense, Marcelo Cabo, ex-Ceará, está preocupado com a fragilidade da defesa. Ele reintegrou os laterais Guilherme Morassi e Bruno Santos. Na vitória sobre o Londrina (3 x 1) no jogo passado, os laterais foram Dudu e Julinho. Cabo quer, em cima do Ceará, sair da zona de rebaixamento.

Calma, gente!

Só porque está há dois jogos sem vencer - derrota para o CSA e empate com o Confiança - ouvi insinuações sobre o futuro de Bonamigo no Fortaleza. Calma, gente! Com ele o Leão cresceu, após o fracasso no certame estadual. Os tropeços são naturais. Deixem o homem trabalhar. Evitem novas precipitações.

Adversário do Leão. O Moto Clube vive crise intensa. Depois da queda do técnico Leston Júnior, houve também mudança no departamento de futebol. Saiu Waldemir Rosa e assumiu Daniel Menezes. O ex-jogador Marcinho Guerreiro, que foi vice-campeão cearense pelo Guarani/J, assumiu interinamente o cargo de treinador. No time está Vitinho, que teve boa passagem pelo Ferroviário. O Moto é vice-lanterna. Está ameaçado de rebaixamento. Vem de uma derrota para o Cuiabá (1 x 0) na Arena Pantanal.