Tom Barros: equilíbrio predominante

Não lembro de placar elevado em vitórias de times cearenses, quando de jogos com equipes do Paraná, quer em casa, quer fora. Assim, nestes confrontos marcados, que denominei de "Torneio Início" entre os dois estados, prevejo as dificuldades de sempre. No sábado o Fortaleza recebe o Coritiba no Castelão. O Coxa é o sexto colocado e está de olho no G-4. Se ganhar do Fortaleza, subirá para o seleto grupo. Lá joga o bom meia Uillian Correia, que atuou no Ceará em 2015. O técnico é Eduardo Baptista. No jogo passado em casa empatou com a Ponte Preta. As condições no momento são favoráveis ao Fortaleza. Encerrar o turno líder e com vitória sobre o Coxa será para o Fortaleza significativa vantagem rumo à ascensão.

No domingo

O Ceará enfrentará o Paraná em Curitiba. O time é treinado por Rogério Micale, ouro olímpico com a Seleção Brasileira em 2016. No Paraná está Nádson. Sim, aquele mesmo que brilhou no Santos e no Palmeiras no período de 2008 a 2011. A situação do Paraná é tão crítica quanto à do Ceará, parceiros da zona maldita.

Reencontro

No ano passado, Lisca treinou o Paraná. Sob seu comando, o Paraná eliminou da Primeira Liga o poderoso Flamengo. Dias depois, porém, um desentendimento entre o treinador e a comissão técnica teria provocado a sua demissão. Verdade é que Lisca conhece muito bem a estrutura do Paraná.

Dentro e fora de campo

Carius
Cabeças pensantes. Missões diferentes no Ferrão. Em campo, quem resolve é Cariús. Fora de campo, Marcelo Vilar. Este a apontar caminhos; aquele a caminhos trilhar. Com Marcelo a proposta; com Cariús a execução. Com Marcelo a dica; com Cariús a conclusão. Disso resulta a sintonia perfeita entre o que manda e o que obedece. Título à vista.

Sem limite

O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, disse que o público para Fortaleza x Coritiba terá de ser acima de 40 mil torcedores, haja vista a série de promoções com ingressos populares, além da convincente campanha que Leão faz. Não há como pensar em público de 30 mil. Tem de ser mesmo de 40 mil para cima

Reafirmação

A estreia de Juninho Quixadá e de Jown Cardona agradou muito. A vitória sobre o Fluminense foi resultado da produção deles e também de Leandro Carvalho, que voltou muito bem. Agora, na Vila Capanema em Curitiba, espera-se a reafirmação do que eles fizeram no PV. É passar o selo da confiança.

Recordando

Hoje, homenageio o município de Nova Russas. A foto é do filho da terra, atacante Washington Pedrosa, três vezes artilheiro da Copa Zona Norte, que integrava os municípios dessa região do Ceará. Ele encerrou a carreira em 1994. Colaboração de Valdir Morais (Rua Duque de Caxias, Ipueiras).

Notas & notas

Gustavo, já de volta aos treinos com bola, abre a possibilidade de seu breve retorno ao comando de ataque do Fortaleza. Quando se machucou, o Leão se encontrava-se carente de melhor municiamento ofensivo. Agora pegará um Fortaleza recomposto com Marcinho, Éderson e Getterson. Basta se encaixar. /// João Lucas tem cumprindo boas jornadas na ala esquerda do Ceará. Samuel Xavier pode servir muito mais, pois assim na sua primeira passagem pelo Ceará, onde se destacou pela eficiência.