Tom Barros: Entusiasmo e esperança

A torcida do Ceará tem todos os motivos para crer na ascensão. A arrancada na reta final, máxime com vitória sobre o Inter em pleno Beira-Rio, conduz à convicção de que há potencial para dobrar os demais adversários. Divido a situação em duas partes: o entusiasmo com a torcida e a responsabilidade com os jogadores. Prevejo em Caxias um jogo tão ou mais difícil que o diante do Inter. O Juventude perdeu três jogos dentro de casa: Brasil (0 x 1), América-MG (0 x 1) e Londrina (0 x 2). Nem por isso há que se pensar em facilidade no Estádio Alfredo Jaconi. Pode haver complicação. O Ceará tem condições de ganhar, se mantiver a postura que garantiu as vitórias nos três recentes jogos nos campos adversários.

A crise

No dia 21 de outubro o Juventude demitiu o técnico Gilmar Dal Pozzo. Há 14 dias a crise lá estava na fase aguda. Zago, ex-Fortaleza, foi apresentado no sábado, dia 28. Teve só uma semana para treinar. Mesmo com pouco tempo, fez muitas alterações. Faca de dois gumes. Motivação é só a presença de técnico novo.

O trivial

No Ceará as alterações de praxe. Rafael Carioca substituto de Romário. No mais, Pio, Richardson e Raul para Marcelo Chamusca escalar de acordo com as suas convicções, após estudar o Juventude. E Magno Alves na expectativa, como homem para definir, se necessário for, nos 15 minutos finais.

Recordando

1

3 de novembro de 2007. Assim se passaram dez anos... Série B nacional. Fortaleza x Barueri. A partir da esquerda: o técnico do Barueri, Gelson da Silva, e o meia do Fortaleza, Paulo Isidoro. Detalhes: o nome de Paulo Isidoro é mesmo Alex Sandro Santa de Oliveira. Ele está com 44 anos e já encerrou a carreira. Gelson (50 anos) segue treinador.

Decisão

Fortaleza e Floresta fazem amanhã, no PV, às 16 horas, o jogo final da Taça Fares Lopes. O Floresta manteve a vantagem do empate para ser campeão. Na fase classificatória, o Floresta ganhou do Leão (2 x 0). Pelos resultados o Floresta está dando um recado: no "Estadual 2018" poderá aprontar mesmo.

Vaga

Louvável a participação do Floresta. O time está com 63 anos. Foi fundado no dia 11 de setembro de 1954. Segundo o site da FCF, o Floresta é presidido por Diego do Nascimento Felício. Seu vice é Francisco Marcleuton Ferreira da Silva. Tem sua sede na Rua São Lázaro, 99, Vila Manoel Sátiro.

Pós-graduada

1

Liandra Paola feliz. Concluiu sua pós-graduação em treinamentos esportivos. Tema: "Qualidade de Vida de Praticantes de Treinamento Funcional e Ginástica Laboral". Formada em Educação Física, Liandra é exemplo de competência e dedicação profissional. Noto seu zelo nas aulas que ministra no SVM. Parabéns.

Notas & notas

Confiança no Ceará aumenta, principalmente pelo crescimento da produção de alguns atletas nesta reta final. O goleiro Everson está incrível. Richardson, diante do Inter, foi quase perfeito. E quase que eu tirava esse quase da colocação. Lima, nas barbas do Grêmio, mostra o que é que o Grêmio já tem e não está usando. Pedro Ken é guerreiro que vai à exaustão. Os gaúchos elegeram Ricardinho o melhor diante do Inter. Um time incansável.