O meia Cássio Ortega veio para o Fortaleza em janeiro. Piauiense, de Oeiras, pouco demorou no Pici. Em abril já estava de saída do Leão, indo de volta ao Salgueiro. E agora lá vem Ortega no time que enfrentará o Leão sábado, às 17 horas, no Castelão. Em abril, Marcelo Chamusca era o técnico do Paysandu. E Marquinhos Santos era o técnico do Fortaleza. Meses depois, Marcelo veio treinar o Ceará, enquanto Marquinhos foi treinar o Paysandu. Nestas voltas que a vida dá, os dois se enfrentarão hoje no Estádio Mangueirão. Rodrigo Andrade, não faz muito, estava no Pici. Hoje está no Paysandu e vai enfrentar o Ceará. O futebol é mesmo de encontros, reencontros e desencontros. E ainda há quem mate por futebol.
Influência
Até que ponto a rotatividade de técnicos e jogadores, como os casos citados na abertura da coluna, pode influenciar no andamento e resultado das partidas? Segundo Marcelo Chamusca, conhecer a estrutura e o elenco do adversário ajuda, mas a influência é bem menor do que se imagina.
Experiência
Chamusca viveu, não faz muito, situação assim diante do Guarani/SP que ele treinou. Mas já fazia um ano de sua saída. Assim mesmo arrancou um empate em Campinas. No caso do Paysandu é diferente porque em maio era ele quem comandava o Papão. Portanto, conhece tudo lá dentro.
Recordando
Década de 1970. No Estádio Carlos de Alencar Pinto, os zagueiros do Ceará, Mauro Calixto e Nagel de Melo, batem papo descontraído. Mauro foi campeão cearense pelo Ceará e campeão pernambucano pelo Náutico. Nagel foi campeão pelo Ceará. Hoje mora em Recife. Mauro mora em Fortaleza. (Colaboração de Elcias Ferreira).
Responsabilidade
Quero crer que, mesmo com esta reação fulminante do Salgueiro, o Fortaleza saberá fazer a parte que lhe cabe no Castelão. A ausência de Anderson Uchoa será sentida porque quebra a regularidade de produção que ele mantinha ali inalterada. Responsabilidade para Wellington Reis.
Margem
Não obstante a posição de vice-líder ter seu charme, o Fortaleza precisa com urgência ampliar a margem de pontos com relação aos concorrentes. Faltam apenas sete rodadas para o fim da fase classificatória e ter apenas dois pontos em relação ao quarto colocado é pouco. Daí a importância do jogo de amanhã.
Confiança
Ouvi, atentamente no programa do Belmino (A Grande Jogada) a entrevista de Marcelo Boeck na coletiva do Leão. Colocações pertinentes sobre as exigências e desafios do jogo com o Salgueiro. Nada de entrar no papo de "freguês de caderno". Isso fica para a mídia e para o torcedor. Boeck está muito bem.
Notas & notas.
Alô, Juninho Cearense! Estou precisando de detalhes da Copa que você realiza com a garotada, na qual com muita honra sou o homenageado. Gostaria da programação para ir a alguns jogos. Juninho foi jogador talentoso. Hoje ele passa seus conhecimentos a crianças e adolescentes. Aguardo. /// Dia 12 de agosto, 19hs, Estádio Serjão, a grande final do Campeonato Boaviagense de Futebol, 1ª divisão 2017. Jocélio Silva, presidente da Liga, esqueceu de me enviar os nomes dos times finalistas.
Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn