Começa hoje a Copa do Nordeste. Em prestígio a competição ganhou novos ares nos últimos anos. Tenta adaptar-se a uma fórmula mais adequada, cuidando de preservar a presença dos chamados times grandes da região. A experiência com a presença de times de menor expressão trouxe queda de público e, como consequência, de arrecadação. O mundo capitalista exige lucro se não quiser correr risco de extinção. Os organizadores não admitem uma Copa do Nordeste sem a presença de Sport e Fortaleza. Os dois estão fora este ano. Mas alerto: faz parte de qualquer competição a ausência de equipes chamadas grandes. Agora mesmo, na Copa da Rússia, ausentes estarão Holanda e Itália. É a vida.
Favorito
No Grupo D, onde estão CSA, Salgueiro e Sampaio Corrêa, o Ceará entra como favorito a uma das duas vagas para a etapa seguinte. O alvinegro manteve a base que subiu para a Série A e fez contratações importantes. Mas é bom frisar: ser favorito não é certeza de sucesso senão juízo de valor sujeito a surpresas.
Nota sete
O Salgueiro, onde está o veterano lateral-direito Marcos Tamandaré, renovou o elenco. O técnico Paulo Júnior, após encerrada a fase de preparação, deu nota sete ao resultado. Nota sete é nota de aprovação. Ainda assim é mesmo muito difícil avaliar um time que mudou demais. Chamusca conhece bem o cenário de lá.
Recordando
Quando o assunto é Copa do Nordeste, logo lembro o primeiro Nordestão ( Torneio Norte/Nordeste de 1969). Nos anais uma das mais espetaculares viradas da história do Ceará. Foi sobre o Remo no PV: 3 a 2. Gildo, saudoso e eterno ídolo, marcou o gol da vitória no último minuto do jogo, após o Ceará estar perdendo por 2 a 0. O Remo jogava pelo empate.
Estreia
Amanhã, finalmente, o Fortaleza sob o comando de Ceni estreia no certame estadual. Ceni considerou positivo o período de preparação. Novas caras. Novas esperanças. Agora é com Leonan, Igor, Alípio, Jussani, Gérman Pachego, Alan Mineiro, Léo Natel, João Henrique, Derley, Edinho, Tinga...
Adversário
O novo projeto do Uniclinic, agora pertencente ao jogador/empresário Ari, terá o teste inicial em campo justo diante do Fortaleza amanhã. Teoricamente o projeto de reestruturação é bom. A presidente, Maria José Vieira, há se mostrado atenta a tudo, em contato permanente com o Ari. A expectativa é grande.
Só Ricardinho
Hoje, do time titular do Ceará que ganhou do Bahia, sagrando-se campeão da Copa do Nordeste em 2015, só Ricardinho estará em campo. Ricardinho segue firme, com seu futebol lúcido, de elevada qualidade técnica. Wescley, que também jogou aquela decisão, só agora acertou seu retorno ao Ceará.
Notas & Notas. Pelo histórico dos últimos 22 anos, Fortaleza está sempre entre os favoritos em se tratando de Campeonato Cearense. Na preparação, o Leão mostrou mais a sua cara, talvez até pela visibilidade que ganhou com a contratação de Rogério Ceni. O Uniclinic teve preparação mais discreta, sem badalações. Por isso mesmo há muita curiosidade sobre o time da Precabura. A conferir a ideia montada pelo ex-jogador do Fortaleza, Ari, que realiza agora o sonho de ter um time seu.