Tom Barros: Dois destinos divergem

Janeudo, nome fora do comum, jogador do Ferroviário. Serra Dourado lotado apoia o Vila. Uma falta. Janeudo na cobrança. Ele dispara o míssil. A bola resvala na barreira e entra. Um gol de R$ 1.800.000,00 (hum milhão e oitocentos mil reais) para os cofres corais. Um gol que fez o Ferrão avançar para a quarta etapa da Copa do Brasil. Janeudo assinou o cheque. Wescley, nome fora do comum. Estádio Castelão. Ceará e Atlético-PR decidem nos pênaltis, após o empate (1 a 1). Wescley na última cobrança. Tem tudo para assinar um cheque de R$ 1.800.000,00 para os cofres alvinegros. Wescley perde. Ceará eliminado da Copa do Brasil. Janeudo festejado. Wescley consolado. Um para a glória; outro para a frustração.

Música

"Quando Dois Destinos Divergem" é uma música do cearense Lauro Maia, imortalizada na voz de Orlando Silva. Nada a ver com o futebol. Entretanto, ao ver os destinos de Janeudo e de Wescley logo me lembrei da canção. A vida é assim mesmo Numa só noite o contraste: alegria coral; tristeza alvinegra.

Cruel

Não gosto da decisão por pênaltis. É colocada uma tonelada de responsabilidade nas costas dos atletas. Pressão desgraçada, principalmente quando em jogo quantia tão elevada. Pênalti perdido pode ser cicatriz para o resto da vida: Roberto Baggio (Copa de 1994) e Zico (Copa de 1986). É cruel.

Recordando

Image-1-Artigo-2375786-1

Década de 1970. A partir da esquerda (em pé): locutor Almir Pedreira, narrador Jaime Rodrigues, comentarista Gilvan Dias. Sentados: o 2º, Oscar Roque; o 3º, general Almir Macedo de Mesquita. As vozes de Almir e Jaime eram belíssimas. De Buenos Aires Jaime narrou evento na inauguração da Rádio Uirapuru em 1956. Jaime morreu em 2011.

Contraste

Há coisas que só acontecem mesmo com o Ferroviário. No Campeonato Cearense, está pendurado em busca de uma vaga nas semifinais. Na Copa do Brasil, garantiu vaga ao lado de times como São Paulo, Internacional, Atlético-MG, Atlético-PR, Ponte Preta, Vitória, Náutico, Avaí e Goiás. Aí é Ferrão!

Noventa e um

Da Copa do Brasil participam 91 clubes. Para a quarta etapa ficaram apenas 10. Os oito clubes brasileiros que disputam a Libertadores só entrarão nas oitavas de final da Copa do Brasil, assim como os campeões da Série B, da Copa do Nordeste e da Copa Verde de 2017. Inchou, mas valorizou-se pelas cotas elevadas que paga.

Na marca penal

Image-0-Artigo-2375786-1

Na decisão por pênalti com o Atlético-PR, Pio, do Ceará, preparou-se para bater. O goleiro do Atlético, Santos, ajeitou-se na meta. Pio disparou um canhão. Há muitos anos eu não via algo igual. Santos esboçou leve reação, mas ficou inerte, hipnotizado, fulminado. Pio, o mais potente chute do Brasil.

Reta final. O Ceará pode assumir provisoriamente hoje a liderança da segunda fase do "estadual". Terá de ganhar do Uniclinic. Este, por sua vez, precisa ganhar para abrir melhor margem sobre o Ferroviário. Prenúncio de jogo franco, aberto. /// O Ferroviário, sensação da Copa do Brasil, encaro o líder Floresta. Ferrão tenta acertar a vida por aqui, tal como vem acertando na competição nacional. Por enquanto Ferrão a perigo no plano local. O Floresta, no embalo da vitória sobre o Fortaleza, é plena motivação.