Tom Barros: Distância reduzida

No Grupo A da Série C nacional os cinco primeiros colocados estão num bloco de mínima distância. Do quinto ao primeiros lugar diferença de três pontos. As responsabilidades aumentam na medida em que predomina o equilíbrio. Faltam ainda dez rodadas. Muita água, pois, para passar sob a ponte. Há necessidade de fazer gordura para queimá-la no tempo certo. No momento, ninguém tem gordura para queimar. A derrota do Fortaleza em Maceió foi normal. Mas isso basicamente obriga o Fortaleza a ganhar do Confiança domingo próximo, apesar de, ainda que perca, permanecer no G-4. Aqui cabe uma advertência: novo tropeço tricolor deixará bastante reduzida a margem para a rodada seguinte.

Invicto

Já se sabia que ganhar do CSA no Rei Pelé seria tarefa complicada. O time alagoano está invicto ali: ganhou do Asa (3 x 0), do Moto Clube (2 x 1), do Fortaleza (1 x 0) e empatou com o Confiança (1 x 1). É bom frisar que na fase final o Fortaleza reagiu e teve condições de empatar. Nada de desespero, pois.

Posição

A posição de líder dá moral, status, mas na Série C não tem sido motivo de garantia em nada. Negócio é ficar entre os quatro. Depois, na fase eliminatória, é trabalhar de acordo com as circunstâncias. Se primeiro ou segundo, ótimo. Se assim não for, não raro o terceiro e o quarto surpreendem e seguem.

Recordando

21 de junho de 2006. A partir da esquerda: no treino do Fortaleza, o meia Ramalho e o volante Valter. Édson Ramalho dos Santos (39 anos) encerrou a carreira no Santa Cruz em 2012. Brilhou no Corinthians/SP em 1998. Valter também está com 39 anos. Encerrou a carreira em 2015 no Tiradentes. Seu melhor momento foi no Fortaleza em 1998.

Image-1-Artigo-2261330-1

Superstição

O "13" no futebol tem sido assustador para alguns, mas amuleto para outros. Há quem mande confeccionar o número para usá-lo. Zagalo e Dimas Filgueiras acham que o número treze dá sorte. Magno Alves chegou ao 13º jogo sem assinalar gols. Os supersticiosos acham que no próximo jogo ele marcará, pois o azar ficou no 13º.

Contraste

Ideídes Guedes fez uma observação interessante: quatro times, que foram rebaixados nos campeonatos estaduais deste ano, classificaram-se para a próxima fase da Série D nacional. Confira: Guarany de Sobral, São Francisco-PA, São Bernardo-SP e Metropolitano-RS. Coisas do futebol.

Dois canhões

Rafael Carioca já marcou dois gols em chutes fortes de fora da área. Se clarear, ele tem chance de marcar mais. Aí caberá ao técnico Marcelo Chamusca definir como melhor utilizá-lo. Rafael entrou no lugar de Romário e deu-se bem. A propósito de chute forte, há o Pio, dono também de um canhão. São dois canhões alvinegros.

Copa das Confederações. Hoje, às 15hs, em Kazan, abertura das semifinais: Portugal (1º do Grupo A) x Chile (2º do Grupo B). Amanhã, no mesmo horário, no Olímpico de Sochi, em Sochi, Alemanha (1º do Grupo B ) X México (2º do Grupo A). A Rússia (país-sede) foi eliminada com duas derrotas . Já os semifinalistas estão invictos. Domingo, 2 de julho, às 9hs, no Estádio Spartak, em Moscou, a decisão do 3º lugar. Às 15 hs, na Arena Zenit, em São Petersburgo, a grande final. (Colaboração de Airton Fontenele).