Tom Barros: Desleixo dos gestores

Há situações inaceitáveis no futebol cearense. Uma delas: o descaso com os estádios de futebol em alguns municípios. Desleixo dos gestores públicos. O Itapipoca tem o mando de campo da abertura do Campeonato Cearense 2016, mas enfrentará o Uniclinic no Estádio do Junco em Sobral, pois o Estádio Perilo Teixeira não está pronto. Seria o momento para o município de Itapipoca mostrar suas potencialidades através da transmissão ao vivo que a TV Diário fará. Melhor para Sobral, claro. O Quixadá, no dia seguinte, estreará diante do Guarany de Sobral no Estádio Coliseu em Alto Santos porque o Estádio Abilhão em Quixadá não está pronto. O Maranguape estreará diante do Icasa no PV porque o Moraizão não está pronto. Que desídia, gente!

A vez dele

Baraka poderá fazer do Campeonato Cearense de 2016 o de sua melhor participação no Ceará. Na reta final da Série B 2015, Baraka alcançou elogiável produção. Ganhou as graças da torcida. Antes, porém, experimentou momentos de desconfiança porque não conseguia desenvolver o futebol que dele todos os esperavam. Superou.

Regularidade

No Fortaleza impressiona a regularidade do volante Corrêa. Ele consegue manter o padrão, mesmo quando não está no melhor momento. As oscilações da parte dele são mínimas. Na maioria das vezes, mostra-se firme no desarme e ótimo no servir com preciosos lançamentos de média e longa distância. Deve ser muito útil ao Leão este ano.

Retorno

O repórter José Maria Melo a todos surpreendeu na sua coluna Vaivém, aqui no Diário do Nordeste. De primeira o Zé comunicou o possível retorno do atacante Rafael Costa ao Ceará. Tudo certo entre o atleta e o time. O único entrave está sendo a elevada cotação do dólar que encostou no euro. Encareceu a transação, mas ainda a deixa viável. Aguardem.

Diversificação

Se for concretizado o retorno de Rafael Costa, o Ceará terá Bill, Siloé e Rafael. Como neste primeiro semestre o Vozão terá de disputar o Campeonato Cearense, a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil, quanto mais opções houver a disposição do técnico Lisca melhor será. A diversificação será necessária em muitas ocasiões.

Convidado

O médico José Roberto Barros, autor do livro "Medicina do Esporte para Iniciantes e Atletas", é um dos convidados do programa Debate Bola deste sábado e da transmissão do "Pedalando por Fortaleza", passeio de bicicleta que a TV Diário mostrará ao vivo, domingo, às 7 hs. Ele falará sobre os cuidados, visando a uma vida saudável mediante a prática de atividade física.

Futebol feminino

Merece elogios o esforço do Caucaia que participará do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. A estreia do time cearense está marcada para o dia 27 de janeiro, uma quarta-feira, às 17 horas, diante do Pinheirense Esporte Clube de Belém do Pará. Caucaia estreará fora de casa no Estádio Francisco Vasques. É um modesto estádio de propriedade da Tuna Luso, tradicional agremiação paraense. O estádio foi escolhido pelo time mandante. Na década de 1980, narrei vários jogos de lá.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros