Hoje o Ceará decidirá com o Bahia quem garantirá vaga na final da Copa do Nordeste 2018. O Bahia, que no jogo de ida ganhou no Castelão (0 x 1), tem a vantagem do empate. Tranquilidade para o time baiano. Todo o desespero para o time do Ceará, que acumula interminável sequência de insucessos. Calvário que vem da Série A e se estende pela Copa do Nordeste. Um Calvário de derrotas, vaias, insultos verbais. Calvário no qual Ricardinho foi humilhado pela torcida. A pergunta é: quando tal sofrimento findará? Quando duas coisas acontecerem: reencontro com a vitória e a saída da zona de rebaixamento. Até que isso aconteça, agonia continuada à espera da redenção. E haja paciência até que essas duas coisas aconteçam.
Reviravolta
Quando um time grande, como o Ceará, mergulha numa fase demorada de incertezas, as reações negativas tendem a crescer na medida em que a derrotas se acumulam. É o caso presente vivido pelo alvinegro. Não há como prever o fim do jejum. Mas, não raro, acontece quando menos se espera.
Hoje
Pelas circunstâncias já bem conhecidas da torcida do Ceará e pela situação das duas equipes, é difícil se pensar numa vitória alvinegra hoje na Fonte Nova. Mas o futebol tem seus resultados imprevisíveis, que contrariam a lógica. Só assim se poderia pensar num triunfo do Ceará dentro de Salvador. Tudo é possível.
Recordando
2008. Assim se passaram dez anos...Série B do Campeonato Brasileiro. Ceará 1 x 0 Fortaleza. O atacante Luís Carlos é derrubado com falta. O Ceará não vencia o Fortaleza há seis jogos e por isso o resultado foi muito comemorado. (Dados enviados por José Maria, do Departamento de Pesquisa do Diário do Nordeste).
Calma
Não adianta criar temores exagerados com relação ao futuro do Fortaleza. Manter a serenidade será fundamental no enfrentamento dos problemas. Não há solução imediata, mas há adaptações que poderão ser testadas enquanto os reforços não chegam. Até lá, porém, expectativa muito grande.
Importância
Subir para a Série C nacional será importante para o Ferroviário. Garantirá um calendário com programação extensa no ano 2019, além de receita decorrente dessa mesma participação. Se não alcançar a ascensão, o Ferroviário terá apenas programação local, o que, convenhamos, será pouco.
Preocupação
Há muito não via no treinador Rogério Ceni expressão tão enigmática quanto a observada na entrevista sobre a derrota do Fortaleza para o Oeste. Ora um ar de decepção, ora um ar de aceitação, ora um ar de dúvida. Ele sabe que ficar sem o ataque, que era muito bom, altera sobremaneira os seus planos.
Copa 2018
Nesta quarta-feira, 27 de junho, às 15 horas, no Estádio do Spartak em Moscou, Brasil (4 pontos) x Sérvia (3 pontos), rodada final do Grupo E. Só houve um jogo entre Brasil e Sérvia. Foi um amistoso no dia 6 de junho de 2014 em São Paulo. O Brasil, então sob o comando de Felipão, ganhou (1 x 0), gol de Fred. Nesse amistoso jogaram seis atletas da atual seleção de Tite: Thiago Silva, Marcelo, Paulinho, Fernandinho, Willian e Neymar. (Colaboração de Airton Fontenele).