Desde que Tite foi anunciado como substituto de Dunga, o Brasil vive a expectativa de um reencontro com a glória da Canarinho. Tite representa a esperança, o novo, a mudança. Há muito tempo o clamor nacional acenava por ele. E aí está ele no comando maior. Na sua primeira entrevista, muito de sua sinceridade, humildade e preocupação. E quem não se preocuparia diante de tamanho desafio? O que levou Tite ao lugar de Dunga foi o seu trabalho vitorioso no Corinthians. Mas uma coisa é dirigir um time de futebol; outra, bem diferente, é treinar a Seleção Brasileira. Basta ver quantos técnicos de renome fracassaram neste mister. Cito, por exemplo, Luxemburgo, Falcão, Mano Menezes, além do papelão de Luiz Felipe Scolari na Copa do Mundo 2014. Desafiadora missão.
Time
Quando o assunto é técnico da Seleção, gosto de gerar polêmica. Telê Santana, que parte da imprensa idolatra, foi excelente no São Paulo, mas não posso dizer o mesmo quando o assunto é Seleção. Com uma constelação de craques, ele não ganhou nada. Até perdeu duas Copas.
Serenidade
O tropeço diante do ABC jamais pode comprometer a serenidade que antes o Fortaleza ostentava. Tropeços assim fazem parte. Observem que o Vasco, grande favorito da Série B, foi derrotado em casa pelo Paysandu, que vinha mal na tabela. Importante é mostrar superação.
Títulos
Provocação maior ao lembrar que Dunga, com uma Seleção limitadíssima, ganhou Copa América, Confederações e foi 1º nas eliminatórias para a Copa 2010. Se tivesse tido à disposição os craques que Telê teve, de certo teria alcançado resultados melhores. Calma, gente! É só uma provocação.
Recordando
19 de junho de 2006. Assim se passaram dez anos... Ceará Sporting Club. Estádio Carlos de Alencar Pinto. A partir da esquerda: atacante Lei (Vanderlei de Lima), meia Clodoaldo das Chagas Ferreira (Baixinho bom de bola) e o preparador físico José Luís Buralli. Não sei onde está Lei. Clodoaldo participou recentemente de um jogo em Baturité para ajudar Salvino, seu ex-companheiro de Clube. Não tenho notícias de Buralli.
Dificuldades
É natural que o Fortaleza a partir de agora passe a encarar mais dificuldades. Isso acontece com todos os clubes em projeção. Motivo: os adversários, antes dos jogos, examinam com detalhes o modelo tático e as alternativas do Tricolor. O fator surpresa não mais existe.