Tom Barros: Dentro da realidade

É natural que a nova comissão técnica do Ceará tenha vibrado com a goleada (3 x 0) sobre o Oeste logo na estreia. Mas é preciso cuidado para não criar falsas ilusões. Quero crer que o próprio treinador Marcelo Chamusca precisará de mais tempo para avaliar todo o elenco antes de estabelecer os novos modelos táticos a serem seguidos. Num campeonato de longa duração, são fundamentais as variações para dificultar a marcação adversária. Não por outro motivo há equipes que avançam muito, mas depois estacionam. São as que seguem com o mesmo modelo. Ficam, na linguagem popular, manjadas. Portanto, abrir alternativas oferece maiores chances de sucesso.

Semana

O Ceará jogou sábado passado. Só volta a atuar no próximo sábado. Aparentemente, uma semana para trabalhar. Ledo engano. Tem a viagem para o Paraná. Uma agenda apertada que não permite elaborações em casa como Marcelo Chamusca gostaria. Por enquanto é seguir de acordo com a maré.

O gol

Calma, gente! O gol do Magno Alves vai acontecer normalmente. Importante tem sido a participação dele no aspecto conjunto. Sua movimentação, o serviço e o passe preciso geram oportunidades na frente da área adversária. São qualidades essenciais, imprescindíveis. O gol virá. Não é preciso angústia.

Recordando

Fortaleza Esporte Clube. 26 de junho de 2007. Assim se passaram dez anos... Embarque para enfrentar o Coritiba. A partir da esquerda: Bruno Mezenga, Reinaldo Aleluia e Dude. Detalhes: Mezenga (28 anos) está no Eskisehirspor da Turquia. Aleluia (44 anos) encerrou a carreira. Mora na Bahia. Dude (41 anos) encerrou a carreira. Mora em Jaguaruana.

Image-0-Artigo-2260892-1

Outro grupo da C

Botafogo/SP e Volta Redonda são os mais conhecidos. Mas o São Bento de Sorocaba/SP e o Ypiranga de Erechim/RS têm suas histórias. O Ypiranga foi fundado em agosto de 1924. Vai completar 93 anos. O São Bento foi fundado em setembro de 1913. Vai completar 104 anos. Times de muita tradição, pois.

No caminho

Dos quatro citados ao lado, um poderá estar no caminho do Fortaleza na próxima fase da Série C. Na pesquisa que fiz, são equipes do tradicional padrão do futebol do interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Nada superior ao que rotineiramente é apresentado por aqui.

Show

O comentarista Cauby Chaves comemorou os 10 anos de seu programa Bola ao Centro, aos domingos, às 10hs, pela Verdinha-810. Parabéns. Belo programa. Uma história. Lá estive com Vilar Marques e Júlio Sales, competentes profissionais e seres humanos do meu melhor bem-querer. Publicarei foto em breve.

Notas & notas. Hoje, o Juventude poderá reassumir a liderança da Série B. Às 19h15, em casa, recebe o Goiás (7º colocado). O Juventude é comandado pelo ex-técnico do Ceará, Gilmar Dal Pozzo, que daqui saiu após insultado por um grupo de torcedores alvinegros. No Juventude está também Vacaria, volante que esteve no Fortaleza, mas aqui não se deu bem. /// Torço para que o ex-zagueiro do Ceará, Sandro, faça sucesso em Pernambuco. Ele teve grandes momentos no Ceará.