Tom Barros: De olho nele

Todo time vitorioso começa por um ótimo goleiro. É consenso. O goleiro para ser ídolo tem de ser excepcional, pois representa o oposto do objetivo do futebol: impedir o gol. No mundo, poucos goleiros notabilizaram-se mais que os atacantes. Cito Yashin (Aranha Negra) da extinta União Soviética, Gordon Banks (Inglaterra) e Gilmar, bi mundial pelo Brasil (1958/1962). Ontem conversei com Everson, goleiro do Ceará. Dele a defesa mais espetacular de 2015. Everson me disse que tinha estudado os finalizadores do Macaé. E sabia quem iria tentar surpreendê-lo de longe. "Quando o Jones entrou, eu já fiquei de olho nele. Assim mesmo eu estava adiantado e quase ele me pegou. Mas meu reflexo foi melhor", disse. O Ceará já começará 2016 com um ótimo goleiro.

 Formação 

Everson falou de sua passagem pelo São Paulo, onde muito assimilou de Rogério Ceni e também de Bosco, aquele que teve ótima passagem pelo Fortaleza. A sólida formação de Everson, observando esses profissionais, há rendido bons lucros. Como ele ainda é jovem, poderá alcançar voos muito mais elevados ainda.

Prevenido

Outro detalhe que o Everson me passou: no jogo contra o Macaé no Rio de Janeiro, ele já analisara a característica dos finalizadores adversários. Lá Jones tinha entrado de início ao lado de Pipico. Aqui, Jones ficara no banco. Mas Everson não o perdeu de vista um instante sequer, já pelo que tentara fazer no Moacyrzão.

Composição

Pelo menos até aqui, observo que as contratações de Ceará e Fortaleza vão ficar dentro do patamar esperado: nada de algo bombástico, capaz de estremecer os alicerces do Pici ou de Porangabuçu. Acho correta a atitude. Basta de currículo de fulano que foi da seleção, que foi de grande time A, B ou C. Nada do que foi e sim do que é.

Inanição

Continuo a levantar a voz em defesa dos campeonatos estaduais. Esses certames estão mais frágeis a cada dia. No lugar de um movimento para fortalecê-los, observo claramente o quanto a cúpula da CBF, levada por interesses agora questionados, cuida mais de propinas que de dar força aos certames que foram o berço de tantas glórias nacionais.

Por cima

Siloé chegou ao Ceará como quem pede apenas uma chance para manter a forma. Algo assim parecido como quem humildemente pede um favor. Aproveitou as chances e passou a ser útil, após superar as terríveis barreiras dos críticos de plantão. No jogo final contra o Macaé, o nome de Siloé foi o mais lembrado quando Mazola perdeu duas chances incríveis. Volta por cima.

Notas & notas

Neymar melhor que Messi, melhor que Cristiano Ronaldo? O mundo espera o resultado. Acho o argentino consagrado. Neymar a caminho da consagração. Messi quase perfeito, consumado; Neymar a caminho da perfeição. Por enquanto, perfeito nos campos de futebol apenas um: Pelé. /// Qual a contribuição que as federações de futebol estaduais poderão oferecer ao país neste processo de limpeza por que passará a CBF? Resposta simples: jamais votar nestes nomes ligados à máfia que vendeu por 30 moedas a alma da seleção nacional.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros