A pergunta que mais me tem sido feita pelos torcedores do Ceará e do Fortaleza: dá para subir? A minha resposta ainda não é convincente. Coloco no meio um tal de acho. Esse acho gera incerteza. E os perguntadores talvez fiquem descontentes, mais na dúvida do que eu. Ora, ainda há muita coisa pela frente. Tudo pode mudar de repente para melhor ou para pior. Futebol é feito de alterações inesperadas que não permitem conclusões tão antecipadas assim. Lembram quando o Ceará ia bem com Sérgio Soares e, de repente, passou onde jogos sem ganhar? Foi salvo pelo Lisca. Conclusão: acredito que dá para subir. Os sinais são animadores. Mas não há ainda como assinar embaixo o termo de ascensão.
Tricolor
O desafio do Fortaleza é grande. O time tem oscilado muito. Isso gerou apreensão. Na minha avaliação, apesar dos percalços, tem condições de passar para a fase seguinte. Mas fundamental será arrancar da mente os complexos do mata-mata. Se encarar a etapa como sendo normal, terá condições de subir.
Alvinegro
A fase do Ceará é muito boa. Finalmente montou um elenco qualificado e com muitas alternativas. Ricardinho na meia, Lima na frente. Utilizar por mais tempo Arthur. O mesmo com relação a Pio. Vejam como há alternativas. Mas é bom não fugir da realidade. Os concorrentes também podem crescer no returno.
É luxo só
Houve tempo de carências no elenco do Ceará. Agora tempo de abundância. Há opções para toda e qualquer situação. É luxo ter à disposição Ricardinho e Magno Alves. Outrora titulares absolutos. Agora nem tanto. Mas ambos com talento suficiente para suprir qualquer necessidade. Cabe a Chamusca saber utilizá-los.
Hora
Alô, Adenilson! Está na hora de você deslanchar. É a hora de mostrar que pode desenvolver no Fortaleza o mesmo futebol e liderança que você mostrava no Guarani de Juazeiro do Norte. Chamar a si responsabilidade. Ser mais vibrante. Acreditar mais. Potencial você tem. Mande para o espaço a timidez.
Personalidade
Uma qualidade que o Pio tem, desde o tempo em que jogava no Fortaleza, é o destemor diante dos grandes desafios. No Leão o mata-mata poderia assustar os outros, mas não assustava o Pio. Sempre que entrava, incendiava o jogo. E assim continua sendo no Ceará. Tem personalidade. É destemido. Entra e faz.
Recordando
Década de 1970. Goleiro Pedrinho (Pedro Cruz) na época em que jogou no Ceará. Pedrinho foi campeão cearense pelo América em 1966 no timaço montado pelos saudosos Zé Lino da Silveira Filho e Lívio Amaro. Depois, Pedrinho foi para o Ceará onde também teve brilhantes atuações. Não sei onde anda Pedro Cruz.
Confirmado. Como a coluna antecipou, o time cearense "Menina Olímpica" estava na mira de Doriva Bueno, técnico da Seleção Brasileira. Agora Larisse e Marta tiveram a convocação confirmada e devem se apresentar no dia 28 de agosto na Granja Comary. Assim, além de Fátima Dutra, que já havia sido convocada na fase anterior, Larisse e Marta vão compor na Canarinho Sub-20. Fátima segue no XV de Piracicaba e também recebeu a confirmação da nova convocação. Futebol feminino cearense em alta.