Começou. Sim, só ontem 2016 passou a ser para valer mesmo. Até domingo passado foi lazer. Feriadão bem vivido e aproveitado pelos brasileiros. Agora é saber como fica. Dilma cai ou não cai? Na minha premonição, balança, mas não cai. O Fortaleza sobe ou não sobe? Na minha premonição, sobe. E o Ceará? Também sobe. Notem que eu usei a palavra premonição. Ora, premonição não passa de pressentimento. Presságios são apenas inexplicáveis avisos antecipados que a alma entende ter recebido. Às vezes acontecem. Às vezes, não. É melhor pelas sensações pensar positivo que pelos atos aceitar os "pregoeiros do pessimismo" como no dizer do "imortal" José Sarney. Para se defender dos problemas que vêm por aí, o escudo é mesmo crer no Altíssimo.
Impressão
Se a primeira impressão é a que fica, a da torcida do Fortaleza, lotando o Estádio Alcides Santos num mero amistoso de início de temporada, dá bem a ideia do apoio neste 2016 que só está começando. Ficaram para trás as decepções de não classificação para a Série B em 2015. Importante: o técnico Flávio Araújo gostou da produção.
Elenco
No time do Leão, Corrêa, Elias, Daniel Sobralense, Everton, Ricardo Berna, Dudu Cearense, Guto, Hudson, Núbio Flávio... Para um propósito inicial está bom. Jogadores de qualidade. Tudo bem definido. Mas o correr dos certames é que determinará os procedimentos de ajuste e novas contratações, quando necessárias.
Apoio à garotada da Vila
O projeto socioeducativo Escolinhas da Vila Manoel Sátiro é o mais antigo na área infanto-juvenil do Estado. Começou as atividades em 1977. Completará 39 anos agora em 2016. Revela atletas, forma cidadãos. O seu fundador e educador, Paiva Filho, só usava recursos próprios na manutenção, mas agora recebeu excelente notícia: este ano terá apoio financeiro e logístico do advogado e desportista Paulo Quezado.
Comparação
Mesmo com as contratações alvinegras (Biteco, Juliano, Richardson, Salazar, Zezinho), não há ainda como comparar a qualidade do elenco de agora com o do ano passado. Creio que análise assim somente será possível quando os certames oficiais estiverem em pleno andamento. Antes será mera conjetura.
Prevenção
O Ceará passou a usar o FMS ( Functional Movement Screen) na avaliação dos atletas. A importância do método está na prevenção de lesões. Para um ano em que disputará o Campeonato Cearense, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série B nacional, é bom mesmo que haja um trabalho visando a preservar mais a integridade física dos atletas.
O jeito de ser
Das férias voltou ontem à TV Diário a graça do Sebastião Belmino. Ótimo. Mas a irreverência dele não teve direito ao descanso: seguiu por onde ele andou. O Bel é assim. Detesta carranca. Detesta quem se julga acima dos pobres mortais. Bel é alegria. Bel é simplicidade. Há nele algo que poucos acreditam que ele tenha: a timidez. Aí o Bel apela aos disfarces.
Recordando. Encontrei num supermercado o cronista Fábio Marques, filho do meu querido amigo Vilar Marques, narrador esportivo dos bons. Conheci Vilar na década de 1960. Trabalhamos juntos da Rádio Uirapuru. Depois o Vilar foi meu patrão na Ceará Rádio Clube, quando com Chico Rocha formou o "Timão". Vilar continua com muita categoria narrando futebol. E o Fábio, que conheci criança, hoje dá seu recado com muita competência como assessor de imprensa do Fortaleza Esporte Clube. Que bom!
Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros