Tom Barros: Copa para todo lado

Agora vem a Copa do Brasil. Já amanhã o Ceará enfrenta o Resende no Estádio Raulino de Oliveira em Volta Redonda. Nestas voltas que a vida dá, quis o destino que Marcelo Cabo, ex-técnico do Ceará, deixasse o Tigres e fosse justamente para o Resende. Daí o reencontro do treinador com seu ex-clube, o Vozão cearense. Não sei se Marcelo guardou mágoas pela forma como daqui saiu, mas certamente lutará para dar o troco, tenha ou não restado algum ranço. O Resende está bem na Taça Guanabara. Lidera o Grupo D com 12 pontos. Ganhou quatro jogos seguidos diante do América, Bonsucesso, Portuguesa e Friburguense. O setor mais forte da equipe é a meia-cancha formada por Gustavo Moura, Léo Silva, Iuri Pimentel e Marcel. Taí o adversário do Vozão.

Leite derramado

Não adianta ficar no muro das lamentações ou em busca de culpados pelos recentes insucessos do Ceará. Não adianta chorar o leite derramado nem querer saber quem virou a leiteira. O que passou, passou. O Ceará tem de cuidar do que lhe resta: manter a esperança de classificação no "estadual" e seguir nas disputas do Copa do Brasil.

De olho

A propósito de manter as esperanças no "estadual", o Ceará enfrenta o Resende em Volta Redonda, mas fica de olho no jogo Guarani/J x Fortaleza no Romeirão. Uma vitória ou empate do Fortaleza manteria duas vagas abertas. Se vitória do Guarani, sobrará só uma vaga que será disputada por Guarany de Sobral e Ceará. Complicada a coisa.

Compromisso

O Fortaleza concentra esforços agora, visando às semifinais do Campeonato Cearense e ao jogo de volta com o Imperatriz pela Copa do Brasil no dia 28 de abril. Se de um lado o Leão está animado pela boa produção diante do Bahia em Salvador, embora não tenha logrado a classificação, de outro há a preocupação com os erros de finalização.

Oito

Sem exagero: o Fortaleza poderia ter voltado consagrado de Salvador, com uma vitória esmagadora. Teve no mínimo oito claras chances de gol, se contadas as três bolas que bateram na trave. Impressiona e preocupa tantos erros nas conclusões. Se seguir errando assim, poderá até se dar mal no certame cearense.

Inédito

Se o técnico Junior Cearense classificar o Guarany de Sobral para a fase semifinal do certame estadual, haverá um fato inédito no nosso futebol. Ele será o primeiro treinador que, com apenas um ano de profissão, alcançará tamanho feito. Junior, ainda no noviciado, já conseguiu outra meta inédita: vaga na Copa do Brasil para o Bugre. Pega o Coritiba (dia 13/04).

"Impeachment". Assustadora a impopularidade do técnico Dunga. Pesquisa realizada no Debate Bola (TV Diário) revelou rejeição de quase 100%. Só o pesquisador Airton Fontenele ainda deu uma prazo até a Copa América. Eu defendi a continuidade do trabalho de Dunga. Os internautas todos votaram pela saída do treinador, mesma opinião de Denise Santiago, Tiago Rodrigues, Moura, Amaro e Fernandez, da equipe do programa. Houve um verdadeiro "impeachment" de Dunga.