Tom Barros: Contraste alvinegro

O Ceará é líder do "Grupo E" da Copa do Nordeste com 10 pontos ganhos, à frente de Vitória da Conquista, Sampaio Corrêa e Flamengo. O Ceará, com dois pontos, é lanterna do Grupo B-2 do Campeonato Cearense, atrás de Guarani de Juazeiro e Guarany de Sobral. Esse contraste tem criado embaraços porque o torcedor alvinegro não aceita o jejum de três jogos no certame estadual. Empatar com o Guarani/J e com o Guarany/S gera insatisfação, mas não detona treinador. O que incomodou mesmo e gerou pressão sobre Lisca foi a derrota de virada para o Fortaleza. De momento, o maior desafio de Lisca para amenizar as cobranças será vencer o Fortaleza no jogo de volta. Se perder outra vez, ainda que siga líder do Nordestão, será duramente questionado.

Vale ou não?

Interessante o argumento dessa gente sábia: desvaloriza o Campeonato Cearense e prega até sua extinção, mas, quando o time perde um clássico, aí o campeonato passa a ter valor. Taí a pressão sobre o Ceará simplesmente porque perdeu para o Fortaleza. É preciso que assumam uma posição clara: afinal o "estadual" vale ou não vale?

Melhora

No Ceará Bill faz muito bem a chamada "parede", mas pode render muitos mais. Seu papel de goleador tem de ser prioritário. /// O meia Emanuel Biancucchi, se quiser ganhar a posição de titular, terá de tornar mais regular o seu trabalho. As oscilações não ajudam. Entrou muito inseguro no empate com o Uniclinic. /// Baraka mais agudo, já.

Homenagem

Image-1-Artigo-2033195-1

A partir da esquerda: Inês Cabral, ardorosa torcedora do Ceará, e a vereadora Toinha Rocha, quando das comemorações na Câmara Municipal de Fortaleza pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Inês foi homenageada por iniciativa de Toinha Rocha que destacou os trabalhos de Inês na assistência aos deficientes e divulgação do Vozão. Inês e Toinha não se conheciam, fato que valorizou ainda mais a comenda.

Invicto

O técnico Marquinhos Santos segue invicto no Fortaleza. O time lidera o Grupo B-1 do Campeonato Cearense. Na Copa do Nordeste, após a vitória sobre o Sport, tem alguma esperança de classificação entre os segundos lugares. Na Copa do Brasil abriu vantagem sobre o Imperatriz pois aqui jogará por um empate sem gols.

Reviravolta

No futebol é incrível a rapidez com que as situações mudam. Não faz muito, o Fortaleza era apreensão e alvo de protestos da torcida. A pressão sobre Flávio Araújo ficou tão elevada que até rojões foram atirados em campo no Pici num dia de treinos. Hoje, o ambiente é de confiança e retomada. São as voltas que o futebol surpreende e dá.

Um primor

Hoje, às 19h30, na Reitoria da Universidade Federal do Ceará, o lançamento do livro "Olimpo, Olímpia e Jogos Olímpicos", escrito pelo médico José Roberto Barros. Primoroso trabalho que mostra a Olimpíada desde a origem aos tempos modernos. O leitor terá uma compreensão melhor da importância e imponência desse tipo de evento.

Mais bonito

No Debate Bola de amanhã (TV Diário, às 19 horas), seguirá a votação para a escolha do gol mais bonito do Campeonato Cearense 2016. O gol de Enercino, de bicicleta, liderou durante algumas semanas. No sábado passado o gol de Luís Carlos, chutando do círculo central, passou à frente do gol de Enercino. O golaço de Niel, levando na corrida meio time do Icasa, oscilou entre terceiro e segundo mais bonito. Quanto à defesa mais bonita, a de Ricardo Berna em Sobral não tem concorrente.

Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn