Tom Barros: Consolidar posição

É muito comum o torcedor dizer que cada jogo tem sua história. É verdade. Mas ele sempre cuida de fazer uma ligação entre um jogo e outro. Um liame invisível ou no mínimo transparente que prende o resultado anterior ao posterior, gerando às vezes graves erros de interpretação. O Ceará do empate com o Maranguape deixou preocupações. Mas prefiro separar as coisas. E passo a ver o Ceará líder de seu grupo na Copa do Nordeste. O alvinegro que vem de bela vitória sobre o Sampaio Corrêa do Maranhão. O Vozão que já liderada o "Grupo E" com sete pontos, após apática estreia com derrota em Ilhéus para o Vitoria da Conquista. As condições são favoráveis a uma vitória alvinegra, máxime para quem tem no ataque Rafael Costa e Bill em ótima fase.

Desvinculação

Se os torcedores dizem que cada jogo tem sua própria história, como poderia vincular este jogo Flamengo x Ceará em Teresina com aquele no qual o Vozão goleou este mesmo Flamengo aqui no PV (5 a 0)? Seria incoerência. Não há vínculo. Apenas o cito para elucubrações. Aí se imagina tudo porque a imaginação é fértil e livre.

Prioridade

O Flamengo vai bem no Campeonato do Piauí. O empate com o Parnahyba, domingo passado o deixou com vantagem na semifinal. É possível que o técnico Athirson use mesmo um mistão diante do Ceará, pois na Copa do Nordeste seu time não tem mais chance. Já no certame estadual de lá, pega o River no primeiro jogo da semifinal. Logo...

Recordando

Image-0-Artigo-2028511-1

20 de fevereiro de 2006. Assim se passaram dez anos... A partir da esquerda: o gerente de futebol do Ceará, Marcelo de Jesus, cumprimenta o atacante do Fortaleza, Maurílio. O encontro foi no Aeroporto Pinto Martins. Hoje Marcelo é gerente de futebol do Asa/AL. Marcelo é graduado em Educação Física. Concluiu o Curso de Fisiologia Esportiva e o de Gestão Esportiva. Maurílio Silva é técnico, atualmente fazendo ótimo trabalho no Uniclinic.

Assim

Sem vinculação, mas apenas como referência, cabe a pergunta: se o Flamengo colocar mesmo um mistão, como será seu desempenho? Se com o time completo, titular, foi goleado pelo Ceará por 5 a 0, como se sairá usando os reservas no jogo de hoje? Ainda assim é bom não esquecer que cada jogo tem mesmo a sua própria história.

Estreia

O técnico Marquinhos Santos estreia hoje no Fortaleza. A impaciência da torcida apressou a saída de Flávio Araújo. Que haja mais paciência com Marquinhos. Ele terá de superar muitos obstáculos até passar pelo maior deles: subir o Fortaleza para a Série B nacional. Se assim não fizer, ficará como os demais que pelo Pici passaram.

Orações

Homenagem póstuma ao saudoso Rogério Vieira, de tradicional família tricolor de aço. Pai do Roger Gouveia (preparador físico do Fortaleza), da Manuela e da Jordana; irmão do Renan Vieira, presidente do tetra do Leão e irmão do também saudoso Robério Gata Mansa. Missa da Esperança, hoje, 19 hs, na Capela do Hospital Militar. Familiares e amigos em oração.

Missão

Nem pensar em empate. O Fortaleza tem a missão de ganhar do Sport para seguir sonhando com a próxima fase. Dois momentos do Fortaleza que muito me agradaram: a) o segundo tempo em Recife, quando imprimiu forte reação diante do Sport que abrira 2 a 0 na fase inicial. O Leão jogou muito e merecia ter virado o placar; b) o primeiro tempo em Sobral, na vitória sobre o Guarany na estreia de ambos no hexagonal. Se assim fizer, as chances de vitória serão reais.

Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn