A graça do futebol está exatamente na possibilidade de resultados inesperados. Já imaginaram como seria se somente os grandes ganhassem. Ninguém iria aos estádios, ninguém acompanharia pela televisão, pois a certeza da vitória sepultaria as emoções. O apelo, pois, está nas possíveis surpresas. Assim o Uniclinic ao ganhar do Ferroviário animou mais o campeonato cearense. Assim o Floresta ao ganhar do Ceará também animou mais a competição e, a partir de agora, despertou novos cuidados dos chamados grandes. Não raro, o molho do certame é a zebra. As consequências dos resultados zebrados têm o mágico poder de transformar para melhor o que parece trivial, insosso, comum. Coisas do futebol.
Pretexto
Quando perdeu para o Iguatu no Estádio Morenão, a desculpa do Ceará foi a falta de entrosamento do time B e as inadequadas condições do gramado. Agora com o time A e nas boas condições do PV, que pretexto poderia ser encontrado para justificar a derrota (3 x 1) para o Floresta?
Mexida geral
Com tantas mexidas no time, justifica-se a confusa produção coral na derrota para o Uniclinic, mas não como aconteceu, ou seja, de goleada. O desarranjo preocupa, máxime pelos próximos jogos diante do Ceará no Castelão e do Vitória no Barradão. Definição de rumo, certamente.
Recordando
Década de 1980. Ceará Sporting Clube. A partir da esquerda (em pé): Lulinha, Pedro Basílio, Lula Pereira, João Carlos, Valdemir e Alves. Na mesma ordem (agachados): Jorge Luís Cocota, Zé Eduardo, Marciano, Nicácio e Ramon. Detalhes: Lulinha morreu em 2013. Pedro Basílio morreu em 2007. (Colaboração de Elcias Ferreira).
Clássico
Interessante, o primeiro clássico do atual Campeonato Cearense acontecerá sábado, às 20 horas, justo entre os dois times que decepcionaram no meio da semana: o Ferrão que tomou de quatro do Uniclinic, e o Ceará que tomou de três do Floresta. Assim, haja motivação das duas torcidas...
Para tirar dúvidas
As duas derrotas seguidas do Ceará, embora com formações distintas, dispararam o sinal de alerta. O Vozão faz o clássico com o Ferroviário amanhã e já na terça-feira, dia 30, no Castelão, enfrentará o CSA pela Copa do Nordeste. Momento para tirar dúvidas sobre as reais condições do grupo.
Artilheiro
Edson Cariús é ótimo centroavante goleador. Há muito merecia chance num time grande. Em 2012, aos 24 anos, brilhava no Iguatu. Depois jogou no Barbalha, Quixadá, Coruripe, Sousa, Alto Santo e Uniclinic. Hoje, aos 29 anos, continua demonstrando sua vocação de artilheiro. Melhor para o Floresta, onde atua agora.
Notas & notas. Os homenageados de hoje no almoço mensal de confraternização do conselho deliberativo do Ceará serão o ex-jogador Da Costa e o conselheiro Raimundo Nonato Cavalcante Filho. /// Desafios: o Ferroviário faz o clássico com o Ceará amanhã e já na quinta-feira, dia 1º de fevereiro, enfrenta o Vitória no Barradão em Salvador. Duas pedreiras para não deixar dúvidas sobre as condições corais nos dois certames em que atua.