Em nenhum momento escrevi que o Ceará estava perfeito. Escrevi sobre a melhora que o time alcançou. E o fiz com base na produção que teve no Engenhão, quando da vitória sobre o Botafogo. O otimismo decorrente das três vitórias consecutivas é natural, máxime pelo que o time vinha passando. Mas vai daí a diferença muito grande entre o entusiasmo pela nova situação e a produção do time como um todo. Ficou claro no primeiro tempo em Mogi o quanto o Vozão ainda falha na marcação quando atacado. E os zagueiros, por suas vacilações, passam ao adversário visível insegurança. Nesta parte, o técnico Lisca há que trabalhar o grupo, no sentido de se mostrar compacto, mormente no combate já na linha intermediária. Sem isso, serão previsíveis novas hesitações.
Mais
Tiago Cametá pode render muito mais do que vem apresentando. Digo isso alicerçado por aquilo que o vi fazer quando atuava pelo Fortaleza. Aliás, foram as boas atuações dele no Leão que motivaram o interesse do Ceará. Mas, no Vozão, poucas vezes Cametá lembrou a fase de destaque que experimentou no tricolor.
Afirmação
O goleiro Éverson jogou muito bem contra o Mogi Mirim. Também fizera boa apresentação na vitória sobre o Botafogo no Rio de Janeiro. Aqui, diante do Boa Esporte, não teve culpa no gol que sofreu. Por isso mesmo, Éverson ganhou as simpatias da torcida. Assumiu a condição de titular por visíveis méritos no desempenho.
Reformulação
Normal a revisão que a diretoria do Fortaleza faz com relação a contratos e valores para 2016. É mesmo necessário adequar as finanças do clube à nova realidade imposta pela crise econômica por que passa o país. Quem não fizer ajustes certamente experimentará graves apertos no próximo ano. Cada um sabe onde lhe aperta sapato.
Taça Fares Lopes
O Ferroviário aguarda Fortaleza x Ceará no PV, domingo próximo, para saber como ficará sua posição e qual seu próximo adversário. O técnico Vladimir de Jesus conseguiu progressos na formação que tem boa qualidade com Amaral, Airton Júnior, Erandir, Glaydstone, Juninho Cearense, Giancarlo, Dico e Rinaldo.
Combativo
O zagueiro Charles, do Ceará, tem suas qualidades. Bom porte físico, estatura adequada à posição, disposição para a luta. Precisa, porém, evitar entradas estabanadas que não raro pratica. Isso muitas vezes compromete a eficiência de seu trabalho, pois a análise passa a predominar sobre os erros e não sobre os acertos de sua atuação.
Goleadas
Nos 100 confrontos Brasil x Argentina, seleções principais, de 1914 a 2014 (um século), ocorreram seis goleadas. A favor do Brasil: 6 x 2 (1945), 5 x 1 (1960) e 5 x 2 (1963). Todas essas goleadas foram no Rio de Janeiro. As duas goleadas aplicadas pela Argentina foram: 5 x 1 (1939/Rio de Janeiro), 6 x 1 e 5 x 1 (1940, em Buenos Aires). À exceção do jogo em 1960, relativo à Taça do Atlântico, os demais foram pela disputa da Copa Roca (troféus em poder do Brasil). Dados de Airton Fontenele.
Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros