O Ceará, ao empatar ontem (0 x 0) com o CRB, passou para a semifinal da Copa do Nordeste. O primeiro tempo foi deprimente. Ceará e CRB quebraram a bola. Um arremedo de pelada da pior qualidade. Na fase final, após a expulsão de Luís Otávio, o CRB tomou conta do jogo. Um bombardeio do qual o Ceará só escapou pelos erros de finalização de Neto Baiano, Rafael Costa e Mazola, que perderam grandes oportunidades. E também por duas milagrosas defesas de Everson. Os 20 minutos finais foram de amplo domínio do visitante, diante de um alvinegro acuado, sem conseguir sequer uma ligação ao ataque. O Ceará escapou de perder, mas não escapou das vaias da vergonha e da insatisfação.
Olhar
Que terá pensado o técnico Jorginho diante daquilo que viu. Verdade é que terá muito trabalho para transformar o amontoado de ontem num time de futebol. Tão feia a coisa que, num tom de brincadeira, falei na Verdinha: estou com medo que demitam o Jorginho antes mesmo de ele assumir.
Não foi pênalti
A primeira impressão foi a de que Luís Otávio cometera falta dentro da área em Neto Baiano. Foi fora da área. Daí o árbitro Mayron Novais ter recuado da decisão que marcara pênalti. O CRB, menos ruim, não aproveitou ter um jogador a mais desde 20 do segundo tempo. Deveriam criar uma fórmula de derrota para os dois.
Recordando
Airton Fontenele com os tetracampeões mundiais da Copa de 1994, Jorginho (atual técnico do Ceará) e Zinho. Aos dois Airton deu exemplar do livro de sua autoria, "O Brasil em Todas as Copas do Mundo, 1930/2014". Airton deseja que Jorginho, nesta estada aqui, seja inspiração aos atletas na conquista de muitas vitórias. Boa sorte, Jorginho!
Números
Impressiona a diferença favorável Fortaleza em todos os itens da Série B. O Leão tem 90.5% de aproveitamento. O CSA, vice, tem 71.4%. O Fortaleza tem 12 gols de saldo. O CSA tem 5 gols de saldo. O Leão colocou quatro pontos sobre o vice (19 a 15). O Fortaleza é o time com o maior número de vitórias. Bela campanha.
Variações
Examinando detalhes da vitória do Fortaleza sobre o Criciúma, notei uma coisa interessante: na faixa onde Osvaldo atuava, vi diversas vezes Jean Patrick por lá. E de lá o cruzamento que resultou no gol de Gustavo. E, da outra ponta (a direita), outro cruzamento que quase resultou num outro gol de Gustavo. Variação é isso.
Mobilidade
Que notável desempenho teve Jean Patrick na vitória do Fortaleza (2 x 0) sobre o Criciúma. Em momentos, Patrick foi um "Osvaldo" pela esquerda, máxime no lance do gol de Gustavo; em momentos foi um "Edinho" pela direita, executando cruzamentos perfeitos. Mobilidade total. Um onipresente.
Notas & notas
Domingo, às 18 horas, no PV, um empate com o Cordino do Maranhão leva o Ferroviário à fase seguinte da Série D nacional. Aí começará a etapa mais difícil, ou seja, a sequência mata-mata. A torcida coral precisa ser mais presente. /// Que bonito fez o ABC, já semifinalista da Copa do Nordeste, ao despachar o Santa Cruz dentro do Arruda. Detalhe: no comando do Santa Cruz simplesmente PC Gusmão, que foi contratado em abril. Lembrando que o Santa está na Série C nacional.