Tom Barros: Classificação antecipada

Dizem que o brasileiro sempre deixa tudo para a última hora. E parece mesmo verdadeira tal colocação. O Fortaleza não pode, nem deve, deixar para seu último jogo a necessidade de vitória. Tem de ganhar do Confiança amanhã. Assim, se houver tropeço de um dos principais concorrentes - Remo, Cuiabá e Salgueiro - o Leão já estará garantido na próxima fase. Aí fará de seu jogo com o Moto Clube mero instrumento para subir de posição. Claro que a missão de amanhã não será fácil, posto que o Confiança teme voltar para a zona de rebaixamento de onde saiu na rodada passada. Jogos de caráter decisivo tornam-se imprevisíveis pela elevação da temperatura da disputa. Mas vale a pena assumir riscos calculados.

Outro lado

Neste jogo do Fortaleza no Batistão, a pressão estará toda em cima do Confiança. O Fortaleza disso poderá tirar o melhor proveito. As circunstâncias são bem diferentes do jogo realizado no PV no dia 2 de julho, quando deu empate: 1 x 1. Não existiu naquela partida a pressão a que o Confiança se submeterá amanhã.

É hoje

Remo x Sampaio Corrêa hoje em Belém, e Moto x Cuiabá em São Luís são importantes para o Fortaleza. Hoje empates ou derrotas de Remo e Cuiabá darão ao Fortaleza a chance de classificação antecipada amanhã. O Sampaio já está classificado, mas mantém o objetivo de manter-se na liderança.

Recordando

Image-1-Artigo-2290943-1

Repito foto do Fortaleza, década de 1940, agora com todos identificados pelos pesquisadores Eugênio Fonseca e Airton Fontenele. A partir da esquerda (em pé): Geraldo, Dudu, Jombrega, Zecapinto e Piolho. Na mesma ordem (agachados): Jorge, Torres, Arrupiado, Zé Sérgio, Juju, Stênio e Carlinhos.

Critérios

O número de vitórias tem suma importância como segundo critério para a classificação. O Ceará, pelo maior número de vitórias (11 no total), seguirá no G-4, ainda que perca em Londrina. É que Paraná e Juventude até poderão chegar ao mesmo número de pontos (37), mas não ao número de vitórias (11).

Margem

O Ceará ainda não alcançou a margem tranquilizadora com relação aos concorrentes. Segundo o ex-treinador Dimas Filgueiras, enquanto o time não abrir sete pontos sobre o principal concorrente, não haverá serenidade. A diferença de sete pontos do Ceará é para o Brasil (12º) e o Londrina (13º).

Campeão

Image-0-Artigo-2290943-1

Gabriel Fraga comemora o primeiro lugar que obteve na categoria adulto, faixa azul, peso pluma (até 64 kg), no Campeonato Mundial da CBJJE (Confederação de Jiu Jitsu Esportivo). O evento aconteceu no Ginásio Mauro Pinheiro (o Ibirapuera) em São Paulo. É mais um cearense que brilha nas competições internacionais.

Notas & Notas. A Seleção Brasileira, sob o comando de Tite, trouxe de volta a esperança à torcida brasileira. Limpar a barra na Copa do Mundo da Rússia passou a ser obrigação. A melada diante da Alemanha e da Holanda na Copa 2014 ainda incomoda. O futebol brasileiro está tendo seu reencontro com a arte. Assim no gol de Philippe Coutinho na vitória sobre o Equador. O futebol de marcação, preparo físico e velocidade não inibe o talento de quem sabe: estão aí Neymar e Philippe Coutinho.