Tom Barros: Circunstâncias diferentes

No empate Iguatu 2 x 2 Ferroviário no Morenão, desconheci o time coral do primeiro tempo. Um Ferroviário sem sangue, vendo o anfitrião dar as cartas. Na fase final reagiu, mas nem de longe o Ferroviário empolgante da Ilha do Retiro. Assim, pergunto: qual será o Ferroviário de hoje ao enfrentar o Ceará no PV? Certamente é também a pergunta que os torcedores corais fazem. O Ceará, diferente dos corais, mantém um padrão. A variação alvinegra, quando em campo o time principal, tem sido menor. Nas formações alternativas é mais nítida a queda de rendimento, até mesmo pelas naturais circunstâncias da falta de um entrosamento maior. Independe de tudo isso, é clássico. Assim, impossível previsão segura.

O nome

No Clássico da Paz pela primeira fase, deu empate: Ceará 1 x 1 Ferroviário. O destaque foi o goleiro Bruno Colaço que fez três defesas inacreditáveis no primeiro tempo, além de outras também muito difíceis na etapa complementar. Se não fosse a bela atuação de Colaço, o Ferroviário teria perdido.

Justificativa

No jogo realizado no dia 27 de janeiro deste ano contra o Ferrão, a situação do Ceará era diferente da de hoje. Estava ameaçado de ficar fora do grupo dos seis classificados, pois ocupava então só o quito lugar. O Vozão alegava na época a falta da pré-temporada, pois o time só começara os trabalhos em janeiro.

Recordando

Image-0-Artigo-2370963-1

27 de novembro de 2005. Jogo Fortaleza 1 x 0 São Paulo pela Série A nacional. Famoso gol de Clodoaldo, o baixinho bom de bola, que deu a vitória ao Leão. Rogério Ceni, hoje técnico do Fortaleza, era o goleiro do São Paulo. Num toque sutil, com desdém, Clodô tirou a bola do alcance de Ceni, que desabou no gramado, sem entender como tudo aconteceu.

Evolução

O Fortaleza faz amanhã seu terceiro jogo na segunda fase do "estadual". Ganhou do Iguatu (2 x 0) e empatou com o Ceará (1 x 1). É favorito diante do Uniclinic, que vem de um empate com o Floresta (0 x 0). Gostei muito da evolução do Fortaleza, máxime no confronto com o Ceará. Mostrou firmeza.

É um raio

Exuberante o momento vivido pelo artilheiro Gustavo, do Fortaleza. Sua presença na área ou nas proximidades dela gera terrível preocupação às defesas adversárias. Em fração de segundos ele sai da marcação. Foi assim que, no meio dos zagueiros do Ceará, conseguiu concluir e fazer o gol. É um raio.

Sempre ele

Image-1-Artigo-2370963-1

No empate Ferrão 1 x 1 Ceará da primeira fase, quem fez o gol salvador do Ceará foi Arthur. O Vozão perdia por 1 a 0. Arthur empatou no final da fase primeira. É predestinado a desatar nós, mormente os mais complicados. Ele não é o rei Alexandre, o Grande, mas desata até nó górdio, quer jogue no time A ou B.

Notas & Notas. Hoje, às 19 horas, na Igreja Senhor do Bonfim (Rua Padre Anchieta, 400 - Monte Castelo) a Missa da Esperança de Monalisa Mesquita Machado, que foi apresentadora do Nordeste Rural e repórter da TV Verdes Mares. Monalisa, 44 anos de idade, morreu em Natal-RN, vítima de leucemia. Familiares e amigos em orações. /// Apesar de tantas e tantas justificativas, não consigo ver um clássico Fortaleza x Ceará com público abaixo de trinta mil pagantes. Isso é público para o PV.