Alguém pode, de sã consciência, acreditar numa derrota do Ceará, hoje, diante do Quixadá no PV? Claro que não. Certamente nove entre dez dirão que dará vitória alvinegra. A voz discordante é de um bicho que se chama zebra. A propósito, por que a zebra entrou para a história do futebol? Dizem que é porque a bichinha não faz parte dos 25 animais contemplados no chamado jogo do bicho. Vá lá que seja. Verdade é que as dúvidas continuam sobre a origem desse fato. E ainda há quem pergunte: a zebra é um bicho preto de listas brancas ou um bicho branco de listas pretas. Seja lá como for, tem as cores do Ceará. Mesmo assim, no momento, pelas condições de elenco e estrutura, todas as indicações apontam para o favoritismo do time comandado por Lisca.
Estreia
O Quixadá, por uma série de contratempos, teve sua estreia adiada duas vezes em razão de decisões da Justiça Desportiva. São imbróglios que teimam em acontecer em abundância apenas no futebol cearense. E o Quixinha, sem ter nada a ver com isso e sem nenhuma culpa, ficou pra lá e pra cá, como a rede velha do saudoso Coronel Ludugero.
Análise
Fica difícil analisar o time do Quixadá porque não o vi em ação uma vez sequer. Sei apenas que lá estão os laterais Daniel e Wallace e o atacante Somália. O comando técnico da equipe é de Marco Antônio. Se é quem eu penso, Marco Antonio foi um meio-campista muito bom que teve eficiente e marcante passagem no nosso futebol.
Oportunidade
O garoto Caio César, que brilhou pelo Ceará na Copa São Paulo, merece mais oportunidades no time principal. Verdade que não assinalou gol na vitória sobre o Guarani/J, mas valeu a sua participação no conjunto, mostrando firmeza e personalidade nas intervenções. Não sentiu o "peso" da camisa. Muito tranquilo mesmo.
A marca
O Fortaleza aplicou 3 a 0 no Itapipoca. Aplicou também 3 a 0 no Icasa. Antes, num amistoso preparatório com Maranguape, também aplicara 3 a 0. No primeiro jogo com o Guarany/S pela Taça dos Campeões, também ganhou por 3 a 0. Amanhã enfrentará o Uniclinic, que ganhou do Itapipoca e do Maranguape.
Melhor momento
Desde que chegou para o Fortaleza no dia 15 de janeiro do ano passado, a melhor produção de Dudu Cearense está acontecendo agora sob o comando do técnico Flávio Araújo. Dudu reencontrou seu espaço e a alegria de jogar. E vem crescendo jogo após jogo. Um primor a partida que fez em Juazeiro na vitória sobre o Icasa. É bom ver Dudu retomar seu belo futebol.
Notas & notas
Hoje, às 19 horas, o programa "Debate Bola" pela TV Diário fará uma análise completa da rodada deste sábado que tem Tiradentes x Guarani/J no Domingão e Ceará x Quixadá no PV. /// Ironia do destino: o município de Horizonte tem estádio, mas não tem time na primeira divisão. Alto Santo também tem estádio, mas não tem time na elite. Da mesma forma Iguatu. Já Itapipoca, Maranguape e Quixadá têm time na elite, mas não têm estádio, pois todos em reforma. Coisas do futebol cearense.
Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros