Juventude. O nome tem tudo a ver com esplendor, graça e beleza. O verdor dos anos como no dizer do soneto do Padre Antonio Tomás. Pois o Juventude, time do interior gaúcho, é no momento tudo isso e muito mais. Tem um fulgor a iluminar sua trajetória de sucesso na Série B nacional, acima, muito acima, dos favoritos. A maior pontuação é dele (26). O ataque mais positivo, ao lado do ataque do Londrina, é dele (20 gols). A defesa menos vazada, ao lado da do América/MG é dele (8 gols). O Melhor saldo de gols é dele (12 gols). A campanha de melhor percentual é dele (66.7%). Não exijam mais do Juventude. Deixem acontecer. O neófito que subiu para a Série B em 2016 já se comporta como favorito para a Série A.
É cedo
Tecer loas ao Juventude já agora pode parecer precipitado. Verdade. Ainda há um longo caminho. Sequer passou a metade do certame. Há muita águia ainda a correr sob a ponte. Sim, mas estou elogiando com base nos fatos concretos e irrefutáveis do momento. Se mudar depois, aí já será uma outra história.
Sequência
Do elenco do Juventude da época em que eliminou o Fortaleza e subiu pra a Série B, contei 13 jogadores que permanecem no atual elenco. Não me refiro ao time que jogou contra o Leão, mas ao elenco. Mudou o treinador que hoje é Gilmar Dal Pozzo, ex-treinador do Ceará. Juventude quer a segunda ascensão seguida.
Recordando
25 de junho de 2007. Assim se passaram dez anos... Treino do Fortaleza no Pici. Dude (Marcos Pereira da Silva), volante que, de 1998 a 2008, atuou no Fortaleza. Foi um dos mais vitoriosos jogadores do Leão, com incontáveis títulos. Dude está com 41 anos de idade. Natural de Jaguaruana. Foi revelado pelo Limoeiro em 1997. Já encerrou a carreira.
Pressa e paciência
Como conciliar pressa e paciência se uma agita e a outra acalma? Se uma dispara e a outra segura? Se uma vai no embalo e a outra vai na razão? Mas é possível, sim, ter pressa sem perder a paciência. Requer habilidade no dosar as duas coisas. Assim vejo a situação do Fortaleza. Muita sensibilidade nessa hora.
Notas & notas
Hoje, às 19hs, na AABB, lançamento do livro "Blá Blá Blá", de autoria do publicitário Emmanuel Brandão. São 53 crônicas. Prefácio de Marcel Barros. /// Amanhã, às 8hs, no auditório do PV, o Memofut homenageará Lula Pereira. Iniciativa de Hilton Junior. Subtenente Fernandes cedeu o espaço. Valeu!
Reencontro
Este homem, que um dia um grupinho de moleques humilhou no Aeroporto Pinto Martins quando ele era técnico do Ceará, hoje dirige o time de maior pontuação da Série B: o Juventude. Gilmar Dal Pozzo sofreu. A pressa e o imediatismo o tiraram do Ceará. Amanhã será o reencontro dele com o Vozão.
Curiosidade. O primeiro gol de uma Copa do Mundo de futebol aconteceu em Pocitos, Montevidéu, no dia 13 de julho de 1930, aos 19 minutos da partida inaugural, França 4 x 1 México. Seu autor foi o francês Lucien Laurent, que morreu em 11/04/2005, aos 97 anos de idade. Laurent disparou um chute cruzado, ainda de fora da área. Apesar do esforço, o goleiro mexicano, Bonfiglio, não conseguiu defender. Era o primeiro gol da história das Copas do Mundo. (Dados de Airton Fontenele).