Mais uma vitória do Fortaleza. Mais três pontos somados. Mais líder. Na fase inicial, domínio absoluto do tricolor sobre o São Bento. E parecia que tudo seria até fácil. Marlon fez 1 a 0. Jussani ampliou, 2 a 0. Só aos 34 minutos, o São Bento incomodou em conclusão de Anderson Sales. No segundo tempo, o visitante ensaiou reação e logo diminuiu com Francis (2 a 1). Em momentos, deu a impressão de que poderia mesmo alcançar o empate. Mas o Fortaleza soube com inteligência administrar a vantagem, máxime na reta final. Dodô poderia ter ampliado. Passou perto. Gostei do primeiro tempo do Leão. Não gostei do que o Leão mostrou na fase final. Pouco importa. Valeu a vitória. São 53 pontos e 16 vitórias. A Série A está cada vez mais perto.
A frase
O técnico Renato Gaúcho, teoricamente o primeiro na sucessão de Tite, está muito bem no Grêmio, onde tem história como jogador e treinador. Dele a previsão segundo a qual o Ceará não será rebaixado. A frase tem profundo significado, máxime por ter sido dita após a dura vitória do Grêmio. Mote para reflexão.
Sentido
A frase do Renato não pode ser tomada ao pé da letra. Sua previsão tem base na boa qualidade de futebol que ele viu no Ceará. Mas não raro o futebol é ingrato e termina sendo injusto em determinadas situações. Verdade: o Ceará tem futebol para não cair, mas ainda é cedo para afirmações como a do técnico gremista.
Recordando
24 de julho de 2006. Faz 12 anos que esta foto foi batida. Apresentação do goleiro Edson Bastos pelo Fortaleza. Depois que deixou o Leão, Edson passou cinco anos no Coritiba (de 2007 a 2011). Jogou na Ponte Preta (2013/2014). Encerrou a carreira no Foz do Iguaçu em 2015. Edson Bastos Barreto está com 38 anos de idade.
Banco
Um trabalho que Lisca terá de realizar: exigir melhor produção dos jogadores reservas. Decididamente os que estão entrando no segundo tempo não têm trazido nenhuma contribuição para melhorar o desempenho da equipe, mormente com relação ao poder ofensivo. Isso não é bom.
Exemplos
Pedro Ken, ainda longe de ser o que representava para o grupo antes da suspensão, tem tido participação modesta. Entra mais para reforçar o bloqueio. Sua contribuição ofensiva tem deixado muito a desejar. Antes, Ken trabalhava também nas ações de ataque. Neste retorno não tem sido assim.
Profissionalismo
Magno Alves é exemplo para todas as gerações. No Floresta há demonstrado empenho, dedicação, compromisso. Para ele a Taça Fares Lopes tem elevada importância, pois leva à Copa do Brasil. Magno faz a parte que lhe cabe. O gol que marcou no empate com o Ferrão teve a marca de seu inesgotável talento.
Definição
Faltam só duas rodadas para o fim da primeira fase da Taça Fares Lopes. A definição para semifinal está bem encaminhada. Caucaia lidera (9 pontos). Pacajus é vice (8 pontos). Ferroviário (3º) e Fortaleza (4º), ambos com sete pontos. Hoje seriam os quatro que avançariam. Mas Iguatu (5º, 7 pontos), Floresta (6º, 6 pontos) e Horizonte (7º, 6 pontos) também têm chances. Tenho notado no PV o interesse do público pela "Fares Lopes", apesar da concorrência das Séries A e B, com jogos ao vivo pela TV.